Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/55434
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.author | Balbino, Vivina do Carmo Rios | - |
dc.date.accessioned | 2020-11-23T15:47:14Z | - |
dc.date.available | 2020-11-23T15:47:14Z | - |
dc.date.issued | 1990 | - |
dc.identifier.citation | BALBINO, Vivina do Carmo Rios. Psicólogos escolares: dados da formação, da prática e da contextualização. Psicologia: Ciência e Profissão, Brasília, v. 10, n. 2-4, p. 50-57, 1990. | pt_BR |
dc.identifier.issn | 1414-9893 | - |
dc.identifier.uri | http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/55434 | - |
dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
dc.publisher | Psicologia: Ciência e Profissão | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.subject | Psicologia escolar | pt_BR |
dc.subject | Psicólogo - formação acadêmica | pt_BR |
dc.subject | Psicólogo - exercício profissional | pt_BR |
dc.title | Psicólogos escolares: dados da formação, da prática e da contextualização | pt_BR |
dc.type | Artigo de Periódico | pt_BR |
dc.description.abstract-ptbr | Este trabalho contitui uma tentativa de avançar na compreenção da psicologia escolar, em específico dos aspectos ligados ao caráter ideógico da formação e da prática e à contextualização da atividade profissional. Analisando a produção científica na área da psicologia, podemos observar que no Brasil ainda são poucos os estudos, pesquisas e publicações, nesta área específica. Acreditamos que isso se dê como consequência natural da predominância do enfoque clínico nos cursos de formação de psicólogo, desde sua regulamentação em 1952, fazendo com que áreas importantes como psicologia escolar não sejam priorizadas como atividades profissionais e como objeto de investigação. Contudo, não resta dúvida de que a referida área tem conquistado espaço nos últimos anos, ocorrendo uma maior dicussão de sua identidade profissional e suas dificuldades na busca de uma participação mais efetiva e valorizada do profissional na sociedade. O recente movimento nacional pela criação da ABRAPEE (Associação Brasileira de Psicologia Escolar e Educacional) com suas seccionais é mais uma demonstração de evolução da área. [...] | pt_BR |
Aparece nas coleções: | DPSI - Artigos publicados em revistas científicas |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
1990_art_vcrbalbino.pdf | 723,97 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.