Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/54621
Tipo: Artigo de Evento
Título : Metodologias ativas e ensino híbrido: por uma nova aprendizagem de hidrologia
Título en inglés: Active methodologies and blended learning: for a new learning of hydrology
Autor : Osmundo, Maria Lidiana Ferreira
Santos, Jéssica Barbosa dos
Freire, Raquel Santiago
Castro Filho, José Aires de
Souza Filho, Francisco de Assis de
Palabras clave : Metodologias ativas;Ensino híbrido;Hidrologia;Alternativas de aprendizagem;Métodos e modalidades de educação
Fecha de publicación : 2017
Citación : OSMUNDO, Maria Lidiana Ferreira; SANTOS, Jéssica Barbosa dos; FREIRE, Raquel Santiago; CASTRO FILHO, José Aires de; SOUZA FILHO, Francisco de Assis de. Metodologias ativas e ensino híbrido: por uma nova aprendizagem de hidrologia. In: SIMPÓSIO BRASILEIRO DE RECURSOS HÍDRICOS - SBRH, XXII., 26 nov. a 01 dez. 2017, Florianópolis, Santa Catarina Brasil. Anais […] Florianópolis, Santa Catarina, 2017. Tema: “Ciência e tecnologia da água: inovação e oportunidades para o desenvolvimento sustentável”
Resumen en portugués brasileño: Com base nos conceitos de metodologia ativa e de ensino híbrido, este trabalho tem como objetivo apresentar a metodologia desenvolvida e aplicada na disciplina de Hidrologia, ofertada aos cursos de Engenharia Civil e Engenharia Ambiental da Universidade Federal do Ceará (UFC), bem como evidenciar a percepção dos alunos matriculados em 2016.1 na referida matéria sobre essa nova abordagem. Nesse contexto, valeu-se da técnica de Observação Participativa, coletando dados a partir de entrevistas e questionários aplicados com os alunos, além de entrevista com o professor de Hidrologia. Ao final do estudo, pode-se aferir a importância de se trabalhar novas metodologias no contexto escolar e apresentar os resultados desencadeados desta ação para além do ambiente de ensino.
Abstract: Based on the concepts of active methodology and blended learning, this paper aims to present the methodology developed and applied in the Hydrology undergraduate subject which is offered to the courses of Civil Engineering and Environmental Engineering of the Federal University of Ceará (UFC). This work also aims to demonstrate the feedback about this new approach from the students who took the course during the first semester of 2016. Participant Observation was used as the data collection technique. Data was comprised of students responses to interviews and questionnaires, besides an interview with the professor of Hydrology. At the end of the study, it is possible to assess the importance of working on new methodologies in the school context and to present the results of this action beyond the educational environment.
URI : http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/54621
Aparece en las colecciones: DEHA - Trabalhos apresentados em eventos

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción Tamaño Formato  
2017_eve_mlfosmundo.pdf353,78 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Los ítems de DSpace están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.