Please use this identifier to cite or link to this item: http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/54621
Type: Artigo de Evento
Title: Metodologias ativas e ensino híbrido: por uma nova aprendizagem de hidrologia
Title in English: Active methodologies and blended learning: for a new learning of hydrology
Authors: Osmundo, Maria Lidiana Ferreira
Santos, Jéssica Barbosa dos
Freire, Raquel Santiago
Castro Filho, José Aires de
Souza Filho, Francisco de Assis de
Keywords: Metodologias ativas;Ensino híbrido;Hidrologia;Alternativas de aprendizagem;Métodos e modalidades de educação
Issue Date: 2017
Citation: OSMUNDO, Maria Lidiana Ferreira; SANTOS, Jéssica Barbosa dos; FREIRE, Raquel Santiago; CASTRO FILHO, José Aires de; SOUZA FILHO, Francisco de Assis de. Metodologias ativas e ensino híbrido: por uma nova aprendizagem de hidrologia. In: SIMPÓSIO BRASILEIRO DE RECURSOS HÍDRICOS - SBRH, XXII., 26 nov. a 01 dez. 2017, Florianópolis, Santa Catarina Brasil. Anais […] Florianópolis, Santa Catarina, 2017. Tema: “Ciência e tecnologia da água: inovação e oportunidades para o desenvolvimento sustentável”
Abstract in Brazilian Portuguese: Com base nos conceitos de metodologia ativa e de ensino híbrido, este trabalho tem como objetivo apresentar a metodologia desenvolvida e aplicada na disciplina de Hidrologia, ofertada aos cursos de Engenharia Civil e Engenharia Ambiental da Universidade Federal do Ceará (UFC), bem como evidenciar a percepção dos alunos matriculados em 2016.1 na referida matéria sobre essa nova abordagem. Nesse contexto, valeu-se da técnica de Observação Participativa, coletando dados a partir de entrevistas e questionários aplicados com os alunos, além de entrevista com o professor de Hidrologia. Ao final do estudo, pode-se aferir a importância de se trabalhar novas metodologias no contexto escolar e apresentar os resultados desencadeados desta ação para além do ambiente de ensino.
Abstract: Based on the concepts of active methodology and blended learning, this paper aims to present the methodology developed and applied in the Hydrology undergraduate subject which is offered to the courses of Civil Engineering and Environmental Engineering of the Federal University of Ceará (UFC). This work also aims to demonstrate the feedback about this new approach from the students who took the course during the first semester of 2016. Participant Observation was used as the data collection technique. Data was comprised of students responses to interviews and questionnaires, besides an interview with the professor of Hydrology. At the end of the study, it is possible to assess the importance of working on new methodologies in the school context and to present the results of this action beyond the educational environment.
URI: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/54621
Appears in Collections:DEHA - Trabalhos apresentados em eventos

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
2017_eve_mlfosmundo.pdf353,78 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.