Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/54621
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.authorOsmundo, Maria Lidiana Ferreira-
dc.contributor.authorSantos, Jéssica Barbosa dos-
dc.contributor.authorFreire, Raquel Santiago-
dc.contributor.authorCastro Filho, José Aires de-
dc.contributor.authorSouza Filho, Francisco de Assis de-
dc.date.accessioned2020-10-13T17:37:52Z-
dc.date.available2020-10-13T17:37:52Z-
dc.date.issued2017-
dc.identifier.citationOSMUNDO, Maria Lidiana Ferreira; SANTOS, Jéssica Barbosa dos; FREIRE, Raquel Santiago; CASTRO FILHO, José Aires de; SOUZA FILHO, Francisco de Assis de. Metodologias ativas e ensino híbrido: por uma nova aprendizagem de hidrologia. In: SIMPÓSIO BRASILEIRO DE RECURSOS HÍDRICOS - SBRH, XXII., 26 nov. a 01 dez. 2017, Florianópolis, Santa Catarina Brasil. Anais […] Florianópolis, Santa Catarina, 2017. Tema: “Ciência e tecnologia da água: inovação e oportunidades para o desenvolvimento sustentável”pt_BR
dc.identifier.urihttp://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/54621-
dc.description.abstractBased on the concepts of active methodology and blended learning, this paper aims to present the methodology developed and applied in the Hydrology undergraduate subject which is offered to the courses of Civil Engineering and Environmental Engineering of the Federal University of Ceará (UFC). This work also aims to demonstrate the feedback about this new approach from the students who took the course during the first semester of 2016. Participant Observation was used as the data collection technique. Data was comprised of students responses to interviews and questionnaires, besides an interview with the professor of Hydrology. At the end of the study, it is possible to assess the importance of working on new methodologies in the school context and to present the results of this action beyond the educational environment.pt_BR
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.subjectMetodologias ativaspt_BR
dc.subjectEnsino híbridopt_BR
dc.subjectHidrologiapt_BR
dc.subjectAlternativas de aprendizagempt_BR
dc.subjectMétodos e modalidades de educaçãopt_BR
dc.titleMetodologias ativas e ensino híbrido: por uma nova aprendizagem de hidrologiapt_BR
dc.typeArtigo de Eventopt_BR
dc.description.abstract-ptbrCom base nos conceitos de metodologia ativa e de ensino híbrido, este trabalho tem como objetivo apresentar a metodologia desenvolvida e aplicada na disciplina de Hidrologia, ofertada aos cursos de Engenharia Civil e Engenharia Ambiental da Universidade Federal do Ceará (UFC), bem como evidenciar a percepção dos alunos matriculados em 2016.1 na referida matéria sobre essa nova abordagem. Nesse contexto, valeu-se da técnica de Observação Participativa, coletando dados a partir de entrevistas e questionários aplicados com os alunos, além de entrevista com o professor de Hidrologia. Ao final do estudo, pode-se aferir a importância de se trabalhar novas metodologias no contexto escolar e apresentar os resultados desencadeados desta ação para além do ambiente de ensino.pt_BR
dc.title.enActive methodologies and blended learning: for a new learning of hydrologypt_BR
Aparece nas coleções:DEHA - Trabalhos apresentados em eventos

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2017_eve_mlfosmundo.pdf353,78 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.