Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/54621
Tipo: | Artigo de Evento |
Título: | Metodologias ativas e ensino híbrido: por uma nova aprendizagem de hidrologia |
Título em inglês: | Active methodologies and blended learning: for a new learning of hydrology |
Autor(es): | Osmundo, Maria Lidiana Ferreira Santos, Jéssica Barbosa dos Freire, Raquel Santiago Castro Filho, José Aires de Souza Filho, Francisco de Assis de |
Palavras-chave: | Metodologias ativas;Ensino híbrido;Hidrologia;Alternativas de aprendizagem;Métodos e modalidades de educação |
Data do documento: | 2017 |
Citação: | OSMUNDO, Maria Lidiana Ferreira; SANTOS, Jéssica Barbosa dos; FREIRE, Raquel Santiago; CASTRO FILHO, José Aires de; SOUZA FILHO, Francisco de Assis de. Metodologias ativas e ensino híbrido: por uma nova aprendizagem de hidrologia. In: SIMPÓSIO BRASILEIRO DE RECURSOS HÍDRICOS - SBRH, XXII., 26 nov. a 01 dez. 2017, Florianópolis, Santa Catarina Brasil. Anais […] Florianópolis, Santa Catarina, 2017. Tema: “Ciência e tecnologia da água: inovação e oportunidades para o desenvolvimento sustentável” |
Resumo: | Com base nos conceitos de metodologia ativa e de ensino híbrido, este trabalho tem como objetivo apresentar a metodologia desenvolvida e aplicada na disciplina de Hidrologia, ofertada aos cursos de Engenharia Civil e Engenharia Ambiental da Universidade Federal do Ceará (UFC), bem como evidenciar a percepção dos alunos matriculados em 2016.1 na referida matéria sobre essa nova abordagem. Nesse contexto, valeu-se da técnica de Observação Participativa, coletando dados a partir de entrevistas e questionários aplicados com os alunos, além de entrevista com o professor de Hidrologia. Ao final do estudo, pode-se aferir a importância de se trabalhar novas metodologias no contexto escolar e apresentar os resultados desencadeados desta ação para além do ambiente de ensino. |
Abstract: | Based on the concepts of active methodology and blended learning, this paper aims to present the methodology developed and applied in the Hydrology undergraduate subject which is offered to the courses of Civil Engineering and Environmental Engineering of the Federal University of Ceará (UFC). This work also aims to demonstrate the feedback about this new approach from the students who took the course during the first semester of 2016. Participant Observation was used as the data collection technique. Data was comprised of students responses to interviews and questionnaires, besides an interview with the professor of Hydrology. At the end of the study, it is possible to assess the importance of working on new methodologies in the school context and to present the results of this action beyond the educational environment. |
URI: | http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/54621 |
Aparece nas coleções: | DEHA - Trabalhos apresentados em eventos |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
2017_eve_mlfosmundo.pdf | 353,78 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.