Please use this identifier to cite or link to this item: http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/54576
Type: Artigo de Periódico
Title: Inclusão: o movimento da mudança e a transformação das práticas pedagógicas no contexto de uma pesquisa-formação colaborativa
Authors: Lustosa, Francisca Geny
Keywords: Educação inclusiva;Alfabetização;Acompanhamento educacional especializado;Inclusão socioeducacional;Educação especial;Formação de professores;Práticas pedagógicas;Pedagogia - acessibilidade
Issue Date: 2014
Publisher: Olhares: Revista do Departamento de Educação da Unifesp
Citation: LUSTOSA, Francisca Geny. Inclusão: o movimento da mudança e a transformação das práticas pedagógicas no contexto de uma pesquisa-formação colaborativa. Olhares, Guarulhos, v. 2, n. 2, p. 471-494, dez. 2014.
Abstract in Brazilian Portuguese: O presente texto objetiva relatar os aspectos envolvidos em um modelo de formação de professores, pautado na apropriação e no desenvolvimento de práticas pedagógicas de favorecimento a inclusão de alunos com deficiência. O quadro teórico-conceitual contemplou as discussões sobre inclusão, formação e profissionalização docente. A metodologia utilizada foi a pesquisa-ação do tipo colaborativa, entre a pesquisadora e oito professoras do ensino fundamental de uma escola pública de Fortaleza, no período de agosto de 2006 a fevereiro de 2008. Os resultados evidenciaram que investimentos na reorganização do espaço escolar, no apoio às professoras, nas ações de atenção as crianças e às suas especificidades, se reverteram em melhor acolhimento e atendimento a todos os alunos. Assim, situamos que a experiência dessa pesquisa (re)afirma que o paradigma da educação inclusiva é possível de se realizar.
URI: https://doi.org/10.34024/olhares.2014.v2.281
http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/54576
ISSN: 2317-7853
Appears in Collections:PRÓ-INCLUSÃO - Artigos publicados em revistas científicas

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
2014_art_fglustosa.pdf234,85 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.