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dc.contributor.authorLustosa, Francisca Geny-
dc.date.accessioned2020-10-10T06:59:57Z-
dc.date.available2020-10-10T06:59:57Z-
dc.date.issued2014-
dc.identifier.citationLUSTOSA, Francisca Geny. Inclusão: o movimento da mudança e a transformação das práticas pedagógicas no contexto de uma pesquisa-formação colaborativa. Olhares, Guarulhos, v. 2, n. 2, p. 471-494, dez. 2014.pt_BR
dc.identifier.issn2317-7853-
dc.identifier.urihttps://doi.org/10.34024/olhares.2014.v2.281-
dc.identifier.urihttp://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/54576-
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.publisherOlhares: Revista do Departamento de Educação da Unifesppt_BR
dc.subjectEducação inclusivapt_BR
dc.subjectAlfabetizaçãopt_BR
dc.subjectAcompanhamento educacional especializadopt_BR
dc.subjectInclusão socioeducacionalpt_BR
dc.subjectEducação especialpt_BR
dc.subjectFormação de professorespt_BR
dc.subjectPráticas pedagógicaspt_BR
dc.subjectPedagogia - acessibilidadept_BR
dc.titleInclusão: o movimento da mudança e a transformação das práticas pedagógicas no contexto de uma pesquisa-formação colaborativapt_BR
dc.typeArtigo de Periódicopt_BR
dc.description.abstract-ptbrO presente texto objetiva relatar os aspectos envolvidos em um modelo de formação de professores, pautado na apropriação e no desenvolvimento de práticas pedagógicas de favorecimento a inclusão de alunos com deficiência. O quadro teórico-conceitual contemplou as discussões sobre inclusão, formação e profissionalização docente. A metodologia utilizada foi a pesquisa-ação do tipo colaborativa, entre a pesquisadora e oito professoras do ensino fundamental de uma escola pública de Fortaleza, no período de agosto de 2006 a fevereiro de 2008. Os resultados evidenciaram que investimentos na reorganização do espaço escolar, no apoio às professoras, nas ações de atenção as crianças e às suas especificidades, se reverteram em melhor acolhimento e atendimento a todos os alunos. Assim, situamos que a experiência dessa pesquisa (re)afirma que o paradigma da educação inclusiva é possível de se realizar.pt_BR
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