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http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/52852
Tipo: | Dissertação |
Título: | Avaliação escolar: do medo ao prazer em aprender |
Autor(es): | Pontes, Sandra Soares de |
Orientador: | Haguette, André |
Palavras-chave: | Avaliação;Educação;Aprendizagem significativa;Ensino-aprendizagem;Rendimento escolar |
Data do documento: | 1996 |
Citação: | PONTES, Sandra Soares de. Avaliação escolar: do medo ao prazer em aprender. Orientador: André Haguette. 1996. 224 f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Programa de Pós-Graduação em Educação, Faculdade de Educação, Fortaleza, 1996. |
Resumo: | Esta dissertação tem seu foco principal centrado na tentativa de conhecer, analisar e discutir o processo de avaliação do rendimento escolar no contexto geral da escola e da educação. Como a avaliação do rendimento escolar não é um assunto que possa ser dissociado do contexto da escola, o trabalho assumiu uma visão gestáltica à medida que se preocupou com questões como relações de poder (democracia e autoritarismo), nível de realização dos alunos para com a escola, processo ensino-aprendizagem e avaliação do trabalho educativo. O estudo sobre avaliação escolar entendido a partir da superação do paradigma da classificação sofre forte influência de educadores como Cipriano Luckesi, Jussara Hoffmann, Zélia Mediano e Ana Mana Saul. Os paradigmas da mediação e do diagnóstico são abordados como novas perspectivas rumo ao futuro da avaliação do rendimento escolar.A investigação empírica foi realizada através do estudo de caso em duas escolas: uma escola publica, da rede estadual e uma escola particular, localizadas no município de Fortaleza, estado do Ceará. A observação do cotidiano, a aplicação de questionários e as entrevistas foram instrumentos usados para a coleta dos dados. A pesquisa realizada enriqueceu a teoria estudada sobre a qualidade da escola. Esta qualidade, além de passar por aspectos como democratização, gestão democrática, integração escola x comunidade e valorização do profissional da educação, passa também como questões como competência conteudística, aprimoramento das relações interpessoais (fortalecimento das amizades), dinamismo do processo ensino-aprendizagem, formação integral do aluno ancorada em noções básicas de cidadania e ética, educação sexual e preparação para uma profissão. As conclusões sobre o foco central da pesquisa - a avaliação do rendimento escolar - transparecem nos seguintes pontos: 1 - A avaliação do rendimento escolar é um aspecto importante na definição da qualidade da escola; 2 - A avaliação escolar não pode ser percebida isoladamente. Sua existência está amalgamada às outras etapas do processo ensino-aprendizagem: planejamento e execução; 3 - Já há na escola uma consciência de que a avaliação do rendimento escolar deve superar a natureza da simples classificação e caminhar na busca da natureza da mediação; 4 - Os processos avaliativos desenvolvidos nas escolas já ultrapassam o rendimento escolar e caminham no sentido de avaliar o trabalho educativo como um todo; 5 - A aprendizagem significativa representa o objetivo por excelência do processo educativo; 6 - O sistema de avaliação da escola deve respaldar os objetivos definidos em seu projeto educativo. |
URI: | http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/52852 |
Aparece nas coleções: | PPGEB - Dissertações defendidas na UFC |
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