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Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorHaguette, André-
dc.contributor.authorPontes, Sandra Soares de-
dc.date.accessioned2020-07-09T17:28:12Z-
dc.date.available2020-07-09T17:28:12Z-
dc.date.issued1996-
dc.identifier.citationPONTES, Sandra Soares de. Avaliação escolar: do medo ao prazer em aprender. Orientador: André Haguette. 1996. 224 f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Programa de Pós-Graduação em Educação, Faculdade de Educação, Fortaleza, 1996.pt_BR
dc.identifier.urihttp://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/52852-
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.subjectAvaliaçãopt_BR
dc.subjectEducaçãopt_BR
dc.subjectAprendizagem significativapt_BR
dc.subjectEnsino-aprendizagempt_BR
dc.subjectRendimento escolarpt_BR
dc.titleAvaliação escolar: do medo ao prazer em aprenderpt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.description.abstract-ptbrEsta dissertação tem seu foco principal centrado na tentativa de conhecer, analisar e discutir o processo de avaliação do rendimento escolar no contexto geral da escola e da educação. Como a avaliação do rendimento escolar não é um assunto que possa ser dissociado do contexto da escola, o trabalho assumiu uma visão gestáltica à medida que se preocupou com questões como relações de poder (democracia e autoritarismo), nível de realização dos alunos para com a escola, processo ensino-aprendizagem e avaliação do trabalho educativo. O estudo sobre avaliação escolar entendido a partir da superação do paradigma da classificação sofre forte influência de educadores como Cipriano Luckesi, Jussara Hoffmann, Zélia Mediano e Ana Mana Saul. Os paradigmas da mediação e do diagnóstico são abordados como novas perspectivas rumo ao futuro da avaliação do rendimento escolar.A investigação empírica foi realizada através do estudo de caso em duas escolas: uma escola publica, da rede estadual e uma escola particular, localizadas no município de Fortaleza, estado do Ceará. A observação do cotidiano, a aplicação de questionários e as entrevistas foram instrumentos usados para a coleta dos dados. A pesquisa realizada enriqueceu a teoria estudada sobre a qualidade da escola. Esta qualidade, além de passar por aspectos como democratização, gestão democrática, integração escola x comunidade e valorização do profissional da educação, passa também como questões como competência conteudística, aprimoramento das relações interpessoais (fortalecimento das amizades), dinamismo do processo ensino-aprendizagem, formação integral do aluno ancorada em noções básicas de cidadania e ética, educação sexual e preparação para uma profissão. As conclusões sobre o foco central da pesquisa - a avaliação do rendimento escolar - transparecem nos seguintes pontos: 1 - A avaliação do rendimento escolar é um aspecto importante na definição da qualidade da escola; 2 - A avaliação escolar não pode ser percebida isoladamente. Sua existência está amalgamada às outras etapas do processo ensino-aprendizagem: planejamento e execução; 3 - Já há na escola uma consciência de que a avaliação do rendimento escolar deve superar a natureza da simples classificação e caminhar na busca da natureza da mediação; 4 - Os processos avaliativos desenvolvidos nas escolas já ultrapassam o rendimento escolar e caminham no sentido de avaliar o trabalho educativo como um todo; 5 - A aprendizagem significativa representa o objetivo por excelência do processo educativo; 6 - O sistema de avaliação da escola deve respaldar os objetivos definidos em seu projeto educativo.pt_BR
Aparece nas coleções:PPGEB - Dissertações defendidas na UFC

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