Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem:
http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/51872
Tipo: | Artigo de Periódico |
Título : | A introdução de artigos acadêmicos e as diferenças entre culturas disciplinares |
Autor : | Bernardino, Cibele Gadelha Costa, Raquel Leite Saboia da |
Palabras clave : | Modelo CARS – Create a Research Space;Descrição sociorretórica;Gênero artigo experimental;Culturas disciplinares |
Fecha de publicación : | 2016 |
Editorial : | Intersecções - Revista de Estudos sobre Práticas Discursivas e Textuais |
Citación : | BERNARDINO, Cibele Gadelha; COSTA, Raquel Leite Saboia da. A introdução de artigos acadêmicos e as diferenças entre culturas disciplinares. Intersecções - Revista de Estudos sobre Práticas Discursivas e Textuais, Jundiaí (SP), ano 9, v. 18, n. 1, p. 151-170, fev. 2016. |
Resumen en portugués brasileño: | Neste artigo, como objetivo central, investigamos e descrevemos o comportamento sociorretórico do gênero artigo experimental nas culturas disciplinares das áreas de Linguística e de Medicina, especialmente a unidade retórica de Introdução. Como norte teórico, baseamo-nos em Swales (1990) (modelo CARS – Create a Research Space) e em Nwogu (1997) para a descrição sociorretórica e em Hyland (2000, 2009) para a discussão sobre culturas disciplinares. Os resultados da análise do corpus (dez artigos de cada área) apontaram para a influência das particularidades das culturas disciplinares na distribuição das informações nos textos e revelaram descrições sociorretóricas distintas para cada área. |
Abstract: | In this article, as central objective, we investigated and described the socio-rhetoric behavior of experimental article genre in the disciplinary cultures of Linguistics and Medicine areas, focusing on the rhetoric unit of Introduction. As a theoretical framework, we based our studies on Swales (1990) (CARS model – Create a Research Space) and Nwogu (1997) for the socio-rethorical description and on Hyland (2000, 20009) for the discussion about disciplinary cultures. From the analysis of corpus (ten articles of each area), our results pointed out that disciplinary culture particularities influence on distribution of information in the texts and revealed different socio-rhetorical descriptions in the two areas. |
URI : | http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/51872 |
ISSN : | 1984-2406 |
Derechos de acceso: | Acesso Aberto |
Aparece en las colecciones: | PPGL - Artigos publicados em revistas científicas |
Ficheros en este ítem:
Fichero | Descripción | Tamaño | Formato | |
---|---|---|---|---|
2016_art_rlscostacgbernardino.pdf | 1,27 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Los ítems de DSpace están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.