Please use this identifier to cite or link to this item: http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/51872
Type: Artigo de Periódico
Title: A introdução de artigos acadêmicos e as diferenças entre culturas disciplinares
Authors: Bernardino, Cibele Gadelha
Costa, Raquel Leite Saboia da
Keywords: Modelo CARS – Create a Research Space;Descrição sociorretórica;Gênero artigo experimental;Culturas disciplinares
Issue Date: 2016
Publisher: Intersecções - Revista de Estudos sobre Práticas Discursivas e Textuais
Citation: BERNARDINO, Cibele Gadelha; COSTA, Raquel Leite Saboia da. A introdução de artigos acadêmicos e as diferenças entre culturas disciplinares. Intersecções - Revista de Estudos sobre Práticas Discursivas e Textuais, Jundiaí (SP), ano 9, v. 18, n. 1, p. 151-170, fev. 2016.
Abstract in Brazilian Portuguese: Neste artigo, como objetivo central, investigamos e descrevemos o comportamento sociorretórico do gênero artigo experimental nas culturas disciplinares das áreas de Linguística e de Medicina, especialmente a unidade retórica de Introdução. Como norte teórico, baseamo-nos em Swales (1990) (modelo CARS – Create a Research Space) e em Nwogu (1997) para a descrição sociorretórica e em Hyland (2000, 2009) para a discussão sobre culturas disciplinares. Os resultados da análise do corpus (dez artigos de cada área) apontaram para a influência das particularidades das culturas disciplinares na distribuição das informações nos textos e revelaram descrições sociorretóricas distintas para cada área.
Abstract: In this article, as central objective, we investigated and described the socio-rhetoric behavior of experimental article genre in the disciplinary cultures of Linguistics and Medicine areas, focusing on the rhetoric unit of Introduction. As a theoretical framework, we based our studies on Swales (1990) (CARS model – Create a Research Space) and Nwogu (1997) for the socio-rethorical description and on Hyland (2000, 20009) for the discussion about disciplinary cultures. From the analysis of corpus (ten articles of each area), our results pointed out that disciplinary culture particularities influence on distribution of information in the texts and revealed different socio-rhetorical descriptions in the two areas.
URI: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/51872
ISSN: 1984-2406
Access Rights: Acesso Aberto
Appears in Collections:PPGL - Artigos publicados em revistas científicas

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
2016_art_rlscostacgbernardino.pdf1,27 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.