Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/51872
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.author | Bernardino, Cibele Gadelha | - |
dc.contributor.author | Costa, Raquel Leite Saboia da | - |
dc.date.accessioned | 2020-05-21T12:14:58Z | - |
dc.date.available | 2020-05-21T12:14:58Z | - |
dc.date.issued | 2016 | - |
dc.identifier.citation | BERNARDINO, Cibele Gadelha; COSTA, Raquel Leite Saboia da. A introdução de artigos acadêmicos e as diferenças entre culturas disciplinares. Intersecções - Revista de Estudos sobre Práticas Discursivas e Textuais, Jundiaí (SP), ano 9, v. 18, n. 1, p. 151-170, fev. 2016. | pt_BR |
dc.identifier.issn | 1984-2406 | - |
dc.identifier.uri | http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/51872 | - |
dc.description.abstract | In this article, as central objective, we investigated and described the socio-rhetoric behavior of experimental article genre in the disciplinary cultures of Linguistics and Medicine areas, focusing on the rhetoric unit of Introduction. As a theoretical framework, we based our studies on Swales (1990) (CARS model – Create a Research Space) and Nwogu (1997) for the socio-rethorical description and on Hyland (2000, 20009) for the discussion about disciplinary cultures. From the analysis of corpus (ten articles of each area), our results pointed out that disciplinary culture particularities influence on distribution of information in the texts and revealed different socio-rhetorical descriptions in the two areas. | pt_BR |
dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
dc.publisher | Intersecções - Revista de Estudos sobre Práticas Discursivas e Textuais | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.subject | Modelo CARS – Create a Research Space | pt_BR |
dc.subject | Descrição sociorretórica | pt_BR |
dc.subject | Gênero artigo experimental | pt_BR |
dc.subject | Culturas disciplinares | pt_BR |
dc.title | A introdução de artigos acadêmicos e as diferenças entre culturas disciplinares | pt_BR |
dc.type | Artigo de Periódico | pt_BR |
dc.description.abstract-ptbr | Neste artigo, como objetivo central, investigamos e descrevemos o comportamento sociorretórico do gênero artigo experimental nas culturas disciplinares das áreas de Linguística e de Medicina, especialmente a unidade retórica de Introdução. Como norte teórico, baseamo-nos em Swales (1990) (modelo CARS – Create a Research Space) e em Nwogu (1997) para a descrição sociorretórica e em Hyland (2000, 2009) para a discussão sobre culturas disciplinares. Os resultados da análise do corpus (dez artigos de cada área) apontaram para a influência das particularidades das culturas disciplinares na distribuição das informações nos textos e revelaram descrições sociorretóricas distintas para cada área. | pt_BR |
Aparece nas coleções: | PPGL - Artigos publicados em revistas científicas |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
2016_art_rlscostacgbernardino.pdf | 1,27 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.