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http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/51653
Tipo: | Artigo de Evento |
Título : | A educação de surdos e alfabetização em escrita de SINAI |
Autor : | Nobre, Rundesth Saboia |
Palabras clave : | Linguagem;Surdos- Linguagem;Linguagens de sinais |
Fecha de publicación : | 2015 |
Editorial : | ABRALIN |
Resumen en portugués brasileño: | Os surdos durante muito tempo foram considerados irracionais e privados do direito a educação formal. As concepções mais antigas do ocidente associavam a surdez a alguma punição divina e com isso disseminavam o descrédito e piedade, dando ao surdo o status moral de louco e no pior dos casos levando-o ao sacrifício. Em parte essa visão partia da hipótese de que quem não conseguia falar não conseguia pensar; o que distingue o humano do animal era a capacidade da fala, logo, os surdos eram considerados animais irracionais. Grande parte desses pensamentos foi influenciada pelos os gregos, como por exemplo, pelo filósofo Aristóteles. ParaAristóteles(384-322 a.C), as pessoas que nasciamsurdaseram também mudas e, conseqüentemente, não podiam falar nenhuma palavra. Essa visão permaneceu praticamente até o final da Idade Média. No século XI ao XV não havia interesse na educação de surdos e os registros sobre estes fatos são escassos e obsoletos.Na idade média havia muitos casamentos entre nobres consangüíneos (membros da própria família), caso que aumentava à probabilidade de nascimento de filhos surdos. Como na época a escolarização dos indivíduos nobres estava ligada à Igreja Católica, consequentemente, a educação dos filhos surdos destes nobres também. O fato do nascimento de surdos na nobreza, certamente, colaborou para o inicio da educação de surdos.[...] |
URI : | http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/51653 |
ISSN : | 2179 7145 |
Derechos de acceso: | Acesso Aberto |
Aparece en las colecciones: | PPGL - Trabalhos apresentados em eventos |
Ficheros en este ítem:
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