Please use this identifier to cite or link to this item:
http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/51653
Type: | Artigo de Evento |
Title: | A educação de surdos e alfabetização em escrita de SINAI |
Authors: | Nobre, Rundesth Saboia |
Keywords: | Linguagem;Surdos- Linguagem;Linguagens de sinais |
Issue Date: | 2015 |
Publisher: | ABRALIN |
Abstract in Brazilian Portuguese: | Os surdos durante muito tempo foram considerados irracionais e privados do direito a educação formal. As concepções mais antigas do ocidente associavam a surdez a alguma punição divina e com isso disseminavam o descrédito e piedade, dando ao surdo o status moral de louco e no pior dos casos levando-o ao sacrifício. Em parte essa visão partia da hipótese de que quem não conseguia falar não conseguia pensar; o que distingue o humano do animal era a capacidade da fala, logo, os surdos eram considerados animais irracionais. Grande parte desses pensamentos foi influenciada pelos os gregos, como por exemplo, pelo filósofo Aristóteles. ParaAristóteles(384-322 a.C), as pessoas que nasciamsurdaseram também mudas e, conseqüentemente, não podiam falar nenhuma palavra. Essa visão permaneceu praticamente até o final da Idade Média. No século XI ao XV não havia interesse na educação de surdos e os registros sobre estes fatos são escassos e obsoletos.Na idade média havia muitos casamentos entre nobres consangüíneos (membros da própria família), caso que aumentava à probabilidade de nascimento de filhos surdos. Como na época a escolarização dos indivíduos nobres estava ligada à Igreja Católica, consequentemente, a educação dos filhos surdos destes nobres também. O fato do nascimento de surdos na nobreza, certamente, colaborou para o inicio da educação de surdos.[...] |
URI: | http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/51653 |
ISSN: | 2179 7145 |
Access Rights: | Acesso Aberto |
Appears in Collections: | PPGL - Trabalhos apresentados em eventos |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
2015_eve_rsnobre.pdf | 632,14 kB | Adobe PDF | View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.