Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/51467
Tipo: Artigo de Periódico
Título: A crise da razão: elementos para pensar a educação moral no campo da Bioética
Título em inglês: The crisis of reason: elements to think about moral education in the field of Bioethics
Autor(es): Castro, João Cardoso de
Castro, Murilo Cardoso de
Palavras-chave: Crise;Modernidade;Razão;Educação moral;Heidegger, Martin, 1889-1976
Data do documento: 2020
Instituição/Editor/Publicador: Argumentos Revista de Filosofia
Citação: CASTRO, João Cardoso de; CASTRO, Murilo Cardoso de. A crise da razão: elementos para pensar a educação moral no campo da Bioética. Argumentos Revista de Filosofia, Fortaleza, ano 12, n. 23, p. 53-64, jan./jun. 2020.
Resumo: É lugar comum a ideia de que vivemos uma crise moral, que nos assola de maneira radical nos dias de hoje. Neste sentido, um fluxo grande de trabalhos, no campo da Saúde, procura delinear os contornos específicos desta crise, bem como esboçar algumas possibilidades de enfrentamento aos seus desdobramentos, com ênfase no que se consagrou na literatura como “educação moral”. Na esteira destas questões, propomos este artigo cujo objetivo é estabelecer uma perspectiva diferente para a crise. Através de um esforço de natureza filosófica, e tendo o filósofo Martin Heidegger como guia desta caminhada, procuramos discutir a referida crise, abordando sua natureza mais essencial e denunciando a insuficiência da “educação moral” contemporânea face à natureza da crise.
Abstract: It is a commonplace the idea that we are facing a moral crisis, which rages us in a radical way these days. In this sense, a great flow of work in the field of Health seeks to delineate the specific contours of this crisis and outline some possibilities to confront with its unfolding, with emphasis on what has been consecrated in the literature as “moral education”. On the track of these questions, we propose this article that aims to establish a different perspective for the crisis. Through an effort of philosophical nature, and with the philosopher Martin Heidegger as a guide in this journey, we sought to discuss the crisis by addressing it’s most Castroessential nature and denouncing the insufficiency of contemporary “moral education” in face of the nature of the crisis.
URI: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/51467
ISSN: 1984-4255
Aparece nas coleções:PPGFILO - Artigos publicados em revistas científicas

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2020_art_jccastromccastro.pdf155,29 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.