Please use this identifier to cite or link to this item: http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/51467
Type: Artigo de Periódico
Title: A crise da razão: elementos para pensar a educação moral no campo da Bioética
Title in English: The crisis of reason: elements to think about moral education in the field of Bioethics
Authors: Castro, João Cardoso de
Castro, Murilo Cardoso de
Keywords: Crise;Modernidade;Razão;Educação moral;Heidegger, Martin, 1889-1976
Issue Date: 2020
Publisher: Argumentos Revista de Filosofia
Citation: CASTRO, João Cardoso de; CASTRO, Murilo Cardoso de. A crise da razão: elementos para pensar a educação moral no campo da Bioética. Argumentos Revista de Filosofia, Fortaleza, ano 12, n. 23, p. 53-64, jan./jun. 2020.
Abstract in Brazilian Portuguese: É lugar comum a ideia de que vivemos uma crise moral, que nos assola de maneira radical nos dias de hoje. Neste sentido, um fluxo grande de trabalhos, no campo da Saúde, procura delinear os contornos específicos desta crise, bem como esboçar algumas possibilidades de enfrentamento aos seus desdobramentos, com ênfase no que se consagrou na literatura como “educação moral”. Na esteira destas questões, propomos este artigo cujo objetivo é estabelecer uma perspectiva diferente para a crise. Através de um esforço de natureza filosófica, e tendo o filósofo Martin Heidegger como guia desta caminhada, procuramos discutir a referida crise, abordando sua natureza mais essencial e denunciando a insuficiência da “educação moral” contemporânea face à natureza da crise.
Abstract: It is a commonplace the idea that we are facing a moral crisis, which rages us in a radical way these days. In this sense, a great flow of work in the field of Health seeks to delineate the specific contours of this crisis and outline some possibilities to confront with its unfolding, with emphasis on what has been consecrated in the literature as “moral education”. On the track of these questions, we propose this article that aims to establish a different perspective for the crisis. Through an effort of philosophical nature, and with the philosopher Martin Heidegger as a guide in this journey, we sought to discuss the crisis by addressing it’s most Castroessential nature and denouncing the insufficiency of contemporary “moral education” in face of the nature of the crisis.
URI: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/51467
ISSN: 1984-4255
Appears in Collections:PPGFILO - Artigos publicados em revistas científicas

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
2020_art_jccastromccastro.pdf155,29 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.