Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/50874
Tipo: TCC
Título : Aplicação do design a auxiliares de aprendizagem e estudo da língua estrangeira coreana
Autor : Santos, Sabrina Helen Mariano dos
Tutor: Simões, Paulo Jorge Alcobia
Palabras clave : Design;Design gráfico;Aprendizagem de línguas estrangeira;Hangul;Materiais didático;Língua coreana
Fecha de publicación : 2019
Citación : SANTOS, S.H.M. Aplicação do design a auxiliares de aprendizagem e estudo da língua estrangeira coreana. 2019. 87 f. Monografia (Graduação em Design) – Centro de Tecnologia, Universidade Federal do Ceará, Fortaleza, 2019.
Resumen en portugués brasileño: O intuito desta pesquisa é entender a relação e aplicação do design em auxiliares de aprendizagem e estudo de língua estrangeira, para produzir um projeto de um conjunto de materiais para essa finalidade didática, possui o foco na língua coreana e recorte de aplicação do projeto no alfabeto coreano. Durante o processo constatou-se que esse ainda é um assunto pouco explorado, pesquisou-se a relação design-aprendizagem de língua estrangeira, apanhou-se como referências autores que estudam o processo de ensino e os métodos aplicados, passando pelos tipos de aprendizagens e materiais didáticos, outro ponto abordado é a importância do Design, seu uso e aplicação, além das áreas de atuação como linguagem visual, design da informação, semiótica, gestalt, design editorial, design gráfico, tipografia, dentre outros. Para o desenvolvimento do projeto, foram feitos estudos em sketches, modelos em dimensões e formatos diferentes, análise de similares e pesquisa sobre objeto de aplicação, que serviram para construir as diretrizes para o produto final.
Abstract: This research aims understanding the relationship between design and learning aids in the study of foreign language in order to design a set of didactic materials focusing on the Korean language alphabet. During the research of the relationship between design and foreign language learning process it was noted that the subject is still little explored. To this end, teaching processes, methods applied to foreign language teaching, types of learning and didactic materials were studied. The design was approached to investigate its use and application in this field, as well as formal topics that fit the project such as: visual language, information design, semiotics, gestalt, editorial design, graphic design, typography, among others.
URI : http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/50874
Aparece en las colecciones: DESIGN - Monografias

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción Tamaño Formato  
2019_tcc_shmsantos.pdf8,98 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Los ítems de DSpace están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.