Please use this identifier to cite or link to this item: http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/50874
Type: TCC
Title: Aplicação do design a auxiliares de aprendizagem e estudo da língua estrangeira coreana
Authors: Santos, Sabrina Helen Mariano dos
Advisor: Simões, Paulo Jorge Alcobia
Keywords: Design;Design gráfico;Aprendizagem de línguas estrangeira;Hangul;Materiais didático;Língua coreana
Issue Date: 2019
Citation: SANTOS, S.H.M. Aplicação do design a auxiliares de aprendizagem e estudo da língua estrangeira coreana. 2019. 87 f. Monografia (Graduação em Design) – Centro de Tecnologia, Universidade Federal do Ceará, Fortaleza, 2019.
Abstract in Brazilian Portuguese: O intuito desta pesquisa é entender a relação e aplicação do design em auxiliares de aprendizagem e estudo de língua estrangeira, para produzir um projeto de um conjunto de materiais para essa finalidade didática, possui o foco na língua coreana e recorte de aplicação do projeto no alfabeto coreano. Durante o processo constatou-se que esse ainda é um assunto pouco explorado, pesquisou-se a relação design-aprendizagem de língua estrangeira, apanhou-se como referências autores que estudam o processo de ensino e os métodos aplicados, passando pelos tipos de aprendizagens e materiais didáticos, outro ponto abordado é a importância do Design, seu uso e aplicação, além das áreas de atuação como linguagem visual, design da informação, semiótica, gestalt, design editorial, design gráfico, tipografia, dentre outros. Para o desenvolvimento do projeto, foram feitos estudos em sketches, modelos em dimensões e formatos diferentes, análise de similares e pesquisa sobre objeto de aplicação, que serviram para construir as diretrizes para o produto final.
Abstract: This research aims understanding the relationship between design and learning aids in the study of foreign language in order to design a set of didactic materials focusing on the Korean language alphabet. During the research of the relationship between design and foreign language learning process it was noted that the subject is still little explored. To this end, teaching processes, methods applied to foreign language teaching, types of learning and didactic materials were studied. The design was approached to investigate its use and application in this field, as well as formal topics that fit the project such as: visual language, information design, semiotics, gestalt, editorial design, graphic design, typography, among others.
URI: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/50874
Appears in Collections:DESIGN - Monografias

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
2019_tcc_shmsantos.pdf8,98 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.