Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/48714
Tipo: | Capítulo de Livro |
Título: | O currículo e o conhecimento escolar |
Autor(es): | Gomes, Simone da Cunha |
Palavras-chave: | Educação;Currículo escolar;Execução do currículo;Conhecimento científico |
Data do documento: | 1996 |
Instituição/Editor/Publicador: | Imprensa Universitária - UFC |
Citação: | GOMES, Simone da Cunha. O currículo e o conhecimento escolar. In: MC DONALD, Brendan Coleman (org.). Estudos de educação contemporânea. Fortaleza: Imprensa Universitária - UFC, 1996, p. 133-164. |
Resumo: | Encontramo-nos envolvidos com preocupações relativamente a participação dos indivíduos na sociedade, pois sabemos que somente o domínio dos conhecimentos científicos e tecnológicos permite que cada um possa atuar de forma consequente no meio (físico e social). A iniciação ao conhecimento, como forma de compreender a realidade, está profundamente vinculada à escola e é para este espaço de produção de conhecimento que se voltam as atenções e expectativas da grande maioria dos membros da sociedade. (...) Este ensaio, portanto, tem por objetivo compreender melhor algumas questões de ordem política, técnica e epistemológica do currículo escolar. O alargamento dessas discussões é essencial para que o currículo avance e possa ser trabalhado de forma mais consentânea às exigências do processo educacional. (...) |
URI: | http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/48714 |
ISBN: | 0103-8346 |
Aparece nas coleções: | PPGEB - Capítulos de livro |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
1996_capliv_scgomes.pdf | 19,95 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.