Please use this identifier to cite or link to this item:
http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/47961
Type: | Capítulo de Livro |
Title: | O estatuto epistemológico da Pedagogia e o conceito de campo em Bourdieu |
Authors: | Carneiro, Isabel Magda Said Pierre |
Keywords: | Epistemologia;Pedagogia;Bourdieu, Pierre, 1930-2002;Ciência da Educação |
Issue Date: | 2006 |
Publisher: | Edições UFC |
Citation: | CARNEIRO, Isabel Magda Said Pierre. O estatuto epistemológico da Pedagogia e o conceito de campo em Bourdieu. In: VASCONCELOS, José Gerardo; SOARES, Emanoel Luis Roque; CARNEIRO, Isabel Magda Said Pierre (orgs.). Entre Tantos: diversidade na pesquisa educacional. Fortaleza, CE: Edições UFC, 2006. p. 128-138. |
Abstract in Brazilian Portuguese: | Este artigo reflete sobre o estatuto epistemológico da Pedagogia, discussão que vem sendo desenvolvida no Programa de Mestrado em Educação Brasileira da Universidade Federal do Ceará - UFC. Trata-se de uma primeira aproximação do tema a partir da noção de "campo" desenvolvida por Pierre Bourdieu. A Pedagogia tem sido, historicamente, marcada por muitos impasses, não apresentando um consenso acerca do seu campo específico de investigação. As principais dificuldades residem no fato de que ela não apresentaria requisitos de "cientificidade"; seria uma "tarefa" voltada para a prática, estando mais no âmbito da intuição e da arte do que na lógica da ciência; não teria objeto de estudo próprio porque o fenômeno educativo é pluridimensional, bem como não disporia de um sistema claro e coerente de conceitos.[...] |
URI: | http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/47961 |
ISBN: | 85-7282-194-5 |
Appears in Collections: | PPGEB - Capítulos de livro |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
2006_capliv_imspcarneiro.pdf | 6,35 MB | Adobe PDF | View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.