Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem:
http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/47860
Tipo: | Resumo |
Título : | Educação Física sob a perspectiva da educação especial |
Autor : | Bezerra, Ana Alice Lopes Chereguini, Paulo Augusto Costa |
Palabras clave : | Experiência;Educação Física;Educação Especial |
Fecha de publicación : | 2016 |
Citación : | BEZERRA, Ana Alice Lopes; CHEREGUINI, Paulo Augusto Costa. Educação Física sob a perspectiva da educação especial. Revista Encontros Universitários da UFC, Fortaleza, v. 1, n. 1, 2016. (Encontro de Iniciação Acadêmica, 1) |
Resumen en portugués brasileño: | Introdução: A Educação Especial é uma modalidade de ensino transversal à educação regular e o seu público alvo é a população que requer atendimento nos níveis e etapas dessa modalidade de ensino. Esse atendimento deve buscar identificar, elaborar e organizar vias pedagógicas e de acessibilidade considerando as necessidades individuais que visam a autonomia e independência. Assim, também para as populações atendidas pela educação especial, a prática regular de exercícios físico, atividades desportivas organizadas ou recreativas melhoram o estado geral de saúde prevenindo algumas patologias. Objetivos: Relatar a experiência de atividades realizadas na perspectiva de Educação Física Especial junto ao Professor Dr. Paulo Chereguini no Instituto de Educação Física e Esportes – IEFES. Metodologia: O presente estudo é um relato de experiência sobre a participação no programa de bolsa de iniciação acadêmica no ano de 2016. Resultado: Foi realizada a catalogação e categorização de material didático apresentado pelos discentes das disciplinas de Introdução a Educação Especial e Educação Física Adaptada, auxílios nas avaliações das disciplinas acima, visitas a locais com atendimento às populações especiais onde os profissionais de educação física atuam (O Centro de Neurorreabilitação SARAH em Fortaleza e O Pequeno Cotolengo Dom Orione em Caucaia), leituras e discussões com as temáticas de Esporte Adaptado e a Educação Física Especial, além de uma co- participação observacional em uma pesquisa em andamento e a participação no grupo de estudo: Análise do Comportamento Aplicada & Exercício Físico. Conclusões: A partir das visitas e os estudos foram desenvolvidas habilidade acadêmicas e de pesquisa relacionadas as práticas desportivas destinadas ao público que são contemplados com a educação especial, explorando assim um novo campo de atuação para o profissional de Educação Física e expandido conhecimento científico acerca da temática abordada. |
URI : | http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/47860 |
Derechos de acceso: | Acesso Aberto |
Aparece en las colecciones: | EIA - Resumo de trabalhos apresentados em eventos |
Ficheros en este ítem:
Fichero | Descripción | Tamaño | Formato | |
---|---|---|---|---|
2016_resumo_eve_aalbezerra.pdf | 49,02 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Los ítems de DSpace están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.