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Campo DCValorIdioma
dc.contributor.authorBezerra, Ana Alice Lopes-
dc.contributor.authorChereguini, Paulo Augusto Costa-
dc.date.accessioned2019-11-21T17:30:53Z-
dc.date.available2019-11-21T17:30:53Z-
dc.date.issued2016-
dc.identifier.citationBEZERRA, Ana Alice Lopes; CHEREGUINI, Paulo Augusto Costa. Educação Física sob a perspectiva da educação especial. Revista Encontros Universitários da UFC, Fortaleza, v. 1, n. 1, 2016. (Encontro de Iniciação Acadêmica, 1)pt_BR
dc.identifier.urihttp://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/47860-
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectExperiênciapt_BR
dc.subjectEducação Físicapt_BR
dc.subjectEducação Especialpt_BR
dc.titleEducação Física sob a perspectiva da educação especialpt_BR
dc.typeResumopt_BR
dc.description.abstract-ptbrIntrodução: A Educação Especial é uma modalidade de ensino transversal à educação regular e o seu público alvo é a população que requer atendimento nos níveis e etapas dessa modalidade de ensino. Esse atendimento deve buscar identificar, elaborar e organizar vias pedagógicas e de acessibilidade considerando as necessidades individuais que visam a autonomia e independência. Assim, também para as populações atendidas pela educação especial, a prática regular de exercícios físico, atividades desportivas organizadas ou recreativas melhoram o estado geral de saúde prevenindo algumas patologias. Objetivos: Relatar a experiência de atividades realizadas na perspectiva de Educação Física Especial junto ao Professor Dr. Paulo Chereguini no Instituto de Educação Física e Esportes – IEFES. Metodologia: O presente estudo é um relato de experiência sobre a participação no programa de bolsa de iniciação acadêmica no ano de 2016. Resultado: Foi realizada a catalogação e categorização de material didático apresentado pelos discentes das disciplinas de Introdução a Educação Especial e Educação Física Adaptada, auxílios nas avaliações das disciplinas acima, visitas a locais com atendimento às populações especiais onde os profissionais de educação física atuam (O Centro de Neurorreabilitação SARAH em Fortaleza e O Pequeno Cotolengo Dom Orione em Caucaia), leituras e discussões com as temáticas de Esporte Adaptado e a Educação Física Especial, além de uma co- participação observacional em uma pesquisa em andamento e a participação no grupo de estudo: Análise do Comportamento Aplicada & Exercício Físico. Conclusões: A partir das visitas e os estudos foram desenvolvidas habilidade acadêmicas e de pesquisa relacionadas as práticas desportivas destinadas ao público que são contemplados com a educação especial, explorando assim um novo campo de atuação para o profissional de Educação Física e expandido conhecimento científico acerca da temática abordada.pt_BR
Aparece nas coleções:EIA - Resumo de trabalhos apresentados em eventos

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