Please use this identifier to cite or link to this item:
http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/47840
Type: | Dissertação |
Title: | Análise da relação entre competência, liderança, produtividade e os objetivos organizacionais na construção civil |
Authors: | Gomes, Maria Micheline Barreto |
Advisor: | Campos, Vanessa Ribeiro |
Keywords: | Engenharia de estruturas;Desempenho;Construção civil;Trabalhadores da construção - Competências;Competences;Performance;Civil construction |
Issue Date: | 2019 |
Citation: | GOMES, M. M. B. Análise da relação entre competência, liderança, produtividade e os objetivos organizacionais na construção civil. 2019. 265 f. Dissertação (Mestrado em Engenharia Civil) - Centro de Tecnologia, Programa de Pós-Graduação em Engenharia Civil: Estruturas e Construção Civil, Universidade Federal do Ceará, Fortaleza, 2019. |
Abstract in Brazilian Portuguese: | As construtoras, cientes dos desafios impostos pelo ambiente altamente competitivo, têm buscado melhorar o desempenho de suas atividades e procurado identificar as competências dos funcionários como forma de alcançar os objetivos estratégicos. Dessa forma, esse estudo teve por objetivo conhecer as competência s do supervisor, engenheiro e mestre de obras que exercem maior grau de impacto na liderança, na produtividade e nos objetivos organizacionais po r meio da aplicação do método de análise multicritério em um conjunto de competências em empresas construtoras, no subsetor de edificações, na cidade de Fortaleza CE. Para isso realizou se um levantamento da literatura sobre as competências requeridas para funcionários em diferentes setores, o que result ou em 182 publicações. Em seguida, realizou se a aplicação d o e studo em 4 empresas, cujas fontes de evidência foram a aplicação da matriz de decisão e do método TOPSIS para análise dos dados. Como resultados, obtiveram se as competências que exercem maior influência nas três funções segundo a visão do profissional de Recursos Humanos, do supervisor e do engenheiro de obras. Conclui se que é fundamental que os profissionais que ocupam cargos de liderança dominem os conhecimentos específicos inerentes a função, mas que devem desenvolver competências comportamentais segundo a exigência de cada organização, visto que essas podem variar dependendo da importância dada a elas pela empresa. |
Abstract: | Construction companies, aware of the challenges posed by the highly competitive environment, have sought to improve the performance of their activities and sought to identify the skills of employees as a way to achieve the strategic objectives. Thus, this study aimed to know the competencies of the supervisor, engineer and master builder who have the greatest impact on leadership, productivity and organizational objectives by applying the multicriteria analysis method to a set of competences in construction companies, in the subsector of buildings, in the city of Fortal eza CE. A literature review was carried out on the skills required for employees in different sectors, which resulted in 182 publications. Then , the study was carried out in 4 companies, whose sources of evidence were the application of the decision matr ix and the TOPSIS method for data analysis. As results, the competences that exerted greater influence in the three functions were obtained according to the vision of the professional of Human Resources, the supervisor and the construction engineer . It is concluded that it is essential that professionals in leadership positions dominate the specific knowledge inherent to the function, but that they must develop behavioral competencies according to the requirement of each organization, since these can vary d epending on the importance given to them by the company. |
URI: | http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/47840 |
Appears in Collections: | DECC - Dissertações defendidas na UFC |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
2019_dis_mmbgomes.pdf | 8,03 MB | Adobe PDF | View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.