Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem:
http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/47830
Tipo: | Dissertação |
Título : | Do novo PC ao velho PC: a prova no ensino de matemática a partir do uso de recursos computacionais |
Autor : | Santana, José Rogério |
Tutor: | Borges Neto, Hermínio |
Palabras clave : | Computador;Tecnologia;Ensino - tecnologia |
Fecha de publicación : | 2001 |
Citación : | SANTANA, José Rogério. Do novo PC ao velho PC: a prova no ensino de matemática a partir do uso de recursos computacionais . 2001. 189f. – Dissertação ( Mestrado) - Universidade Federal do Ceará, Programa de Pós-Graduação em Educação, Fortaleza (CE), 2001. |
Resumen en portugués brasileño: | Este trabalho é um estudo sobre a passagem do Novo PC (Personal Computer) ao Velho PC (Papel e Caneta), que corresponde ao aparecimento inusitado de situações surpresa por meio do computador, que permitem questionar a validade de enunciados matemáticos oriundos das novas tecnologias de ensino através do raciocínio reflexivo com base em demonstrações matemáticas. As primeiras situações-surpresa foram observadas no Laboratório Multimeios FACED/UFC, e se pode observar que tais casos permitiam a observação de problemas antigos sobre novas perspectivas educacionais, bem como, houve algumas situações-surpresa em que surgiram problemas legítimos de demonstração que envolveram várias pessoas. Para compreender melhor tais situações é apresentado neste trabalho um estudo sobre os procedimentos de validação usados em relação ao saber matemático, considerando questões epistemológicas e técnicas que envolvem o raciocínio dedutivo fundamentado em concepções formalistas, e também se procurou analisar os aspectos que envolvem o raciocínio heurístico no ensino de matemática. Também foram discutidos os pressupostos que fundamentam a informática educativa e o ensino de matemática, considerando os empecilhos à construção de um modelo de ensino assistido por computador que tome como base a passagem do Novo ao Velho PC. Por fim, são analisados os aspectos relativos aos softwares de manipulação simbólica e geometria dinâmica, considerando concepções sobre o ensino práticoreflexivo e o uso de demonstrações na didática da matemática através da seqüência Fedathi, e para uma reflexão prática sobre as situações-surpresa são apresentados os resultados de investigação na forma de nove situações oriundas no Novo PC, e a partir destas é feita uma breve discussão sobre a passagem do Novo PC ao Velho PC, considerando os limites e possibilidades das tecnologias computacionais no ensino de matemática na atualidade. |
URI : | http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/47830 |
Aparece en las colecciones: | PPGEB - Dissertações defendidas na UFC |
Ficheros en este ítem:
Fichero | Descripción | Tamaño | Formato | |
---|---|---|---|---|
2001_dis_jrsantana.pdf | 2,14 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Los ítems de DSpace están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.