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Campo DC Valor Lengua/Idioma
dc.contributor.advisorBorges Neto, Hermínio-
dc.contributor.authorSantana, José Rogério-
dc.date.accessioned2019-11-20T14:57:44Z-
dc.date.available2019-11-20T14:57:44Z-
dc.date.issued2001-
dc.identifier.citationSANTANA, José Rogério. Do novo PC ao velho PC: a prova no ensino de matemática a partir do uso de recursos computacionais . 2001. 189f. – Dissertação ( Mestrado) - Universidade Federal do Ceará, Programa de Pós-Graduação em Educação, Fortaleza (CE), 2001.pt_BR
dc.identifier.urihttp://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/47830-
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.subjectComputadorpt_BR
dc.subjectTecnologiapt_BR
dc.subjectEnsino - tecnologiapt_BR
dc.titleDo novo PC ao velho PC: a prova no ensino de matemática a partir do uso de recursos computacionaispt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.description.abstract-ptbrEste trabalho é um estudo sobre a passagem do Novo PC (Personal Computer) ao Velho PC (Papel e Caneta), que corresponde ao aparecimento inusitado de situações surpresa por meio do computador, que permitem questionar a validade de enunciados matemáticos oriundos das novas tecnologias de ensino através do raciocínio reflexivo com base em demonstrações matemáticas. As primeiras situações-surpresa foram observadas no Laboratório Multimeios FACED/UFC, e se pode observar que tais casos permitiam a observação de problemas antigos sobre novas perspectivas educacionais, bem como, houve algumas situações-surpresa em que surgiram problemas legítimos de demonstração que envolveram várias pessoas. Para compreender melhor tais situações é apresentado neste trabalho um estudo sobre os procedimentos de validação usados em relação ao saber matemático, considerando questões epistemológicas e técnicas que envolvem o raciocínio dedutivo fundamentado em concepções formalistas, e também se procurou analisar os aspectos que envolvem o raciocínio heurístico no ensino de matemática. Também foram discutidos os pressupostos que fundamentam a informática educativa e o ensino de matemática, considerando os empecilhos à construção de um modelo de ensino assistido por computador que tome como base a passagem do Novo ao Velho PC. Por fim, são analisados os aspectos relativos aos softwares de manipulação simbólica e geometria dinâmica, considerando concepções sobre o ensino práticoreflexivo e o uso de demonstrações na didática da matemática através da seqüência Fedathi, e para uma reflexão prática sobre as situações-surpresa são apresentados os resultados de investigação na forma de nove situações oriundas no Novo PC, e a partir destas é feita uma breve discussão sobre a passagem do Novo PC ao Velho PC, considerando os limites e possibilidades das tecnologias computacionais no ensino de matemática na atualidade.pt_BR
Aparece en las colecciones: PPGEB - Dissertações defendidas na UFC

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