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http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/47830
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Campo DC | Valor | Lengua/Idioma |
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dc.contributor.advisor | Borges Neto, Hermínio | - |
dc.contributor.author | Santana, José Rogério | - |
dc.date.accessioned | 2019-11-20T14:57:44Z | - |
dc.date.available | 2019-11-20T14:57:44Z | - |
dc.date.issued | 2001 | - |
dc.identifier.citation | SANTANA, José Rogério. Do novo PC ao velho PC: a prova no ensino de matemática a partir do uso de recursos computacionais . 2001. 189f. – Dissertação ( Mestrado) - Universidade Federal do Ceará, Programa de Pós-Graduação em Educação, Fortaleza (CE), 2001. | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/47830 | - |
dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
dc.subject | Computador | pt_BR |
dc.subject | Tecnologia | pt_BR |
dc.subject | Ensino - tecnologia | pt_BR |
dc.title | Do novo PC ao velho PC: a prova no ensino de matemática a partir do uso de recursos computacionais | pt_BR |
dc.type | Dissertação | pt_BR |
dc.description.abstract-ptbr | Este trabalho é um estudo sobre a passagem do Novo PC (Personal Computer) ao Velho PC (Papel e Caneta), que corresponde ao aparecimento inusitado de situações surpresa por meio do computador, que permitem questionar a validade de enunciados matemáticos oriundos das novas tecnologias de ensino através do raciocínio reflexivo com base em demonstrações matemáticas. As primeiras situações-surpresa foram observadas no Laboratório Multimeios FACED/UFC, e se pode observar que tais casos permitiam a observação de problemas antigos sobre novas perspectivas educacionais, bem como, houve algumas situações-surpresa em que surgiram problemas legítimos de demonstração que envolveram várias pessoas. Para compreender melhor tais situações é apresentado neste trabalho um estudo sobre os procedimentos de validação usados em relação ao saber matemático, considerando questões epistemológicas e técnicas que envolvem o raciocínio dedutivo fundamentado em concepções formalistas, e também se procurou analisar os aspectos que envolvem o raciocínio heurístico no ensino de matemática. Também foram discutidos os pressupostos que fundamentam a informática educativa e o ensino de matemática, considerando os empecilhos à construção de um modelo de ensino assistido por computador que tome como base a passagem do Novo ao Velho PC. Por fim, são analisados os aspectos relativos aos softwares de manipulação simbólica e geometria dinâmica, considerando concepções sobre o ensino práticoreflexivo e o uso de demonstrações na didática da matemática através da seqüência Fedathi, e para uma reflexão prática sobre as situações-surpresa são apresentados os resultados de investigação na forma de nove situações oriundas no Novo PC, e a partir destas é feita uma breve discussão sobre a passagem do Novo PC ao Velho PC, considerando os limites e possibilidades das tecnologias computacionais no ensino de matemática na atualidade. | pt_BR |
Aparece en las colecciones: | PPGEB - Dissertações defendidas na UFC |
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Fichero | Descripción | Tamaño | Formato | |
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2001_dis_jrsantana.pdf | 2,14 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
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