Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/47762
Tipo: Artigo de Evento
Título : Os pentaminós à luz da metodologia Sequência Fedathi: uma proposta didática para o ensino da Matemática
Autor : Santos, Ana Paula Rodrigues Alves
Menezes, Daniel Brandão
Matos, Fernanda Cíntia Costa
Palabras clave : Sequência Fedathi;Matemática - Ensino;Matemática - Conceitos
Fecha de publicación : 2015
Editorial : CIAEM
Citación : SANTOS, Ana Paula Rodrigues Alves; MENEZES, Daniel Brandão; MATOS, Fernanda Cíntia Costa. O pentaminós à luz da metodologia Sequência Fedathi: uma proposta didática para o ensino da Matemática. In: CONFERENCIA INTERAMERICANA DE EDUCACIÓN MATEMÁTICA, 14., 3-7 maio. 2015, Medelin (MX). Anais... Medelin(MX): CIAEM. 2015.
Resumen en portugués brasileño: O presente artigo tem como objetivo contribuir para um ensino da matemática mais motivador e dinâmico, desafiando os alunos a buscarem o conhecimento matemático e ao mesmo tempo relacioná-lo com o seu cotidiano. Apresentamos uma sequência didática, utilizando a metodologia de ensino Sequência Fedathi que promove uma mudança de postura do professor, obtendo como resultado um aluno mais reflexivo, investigativo, crítico e participativo durante o processo de construção do conhecimento. Os pentaminós foram utilizados como ferramenta didática durante os processos de ensino e de aprendizagem. Essa proposta didática foi trabalhada com uma turma constituída por vinte e um alunos do Ensino Fundamental, cursando o nono ano de escolaridade de uma instituição privada. Concluímos que a Sequência Fedathi fomentou o raciocínio matemático, possibilitando aos alunos a construção significativa de conceitos, tais como: área, superfície, perímetro e semelhança de figuras.
URI : http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/47762
ISBN : 978-9945-415-97-1
Aparece en las colecciones: LPM - Trabalhos apresentados em eventos

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción Tamaño Formato  
2015_eve_aprasantos.pdf464,81 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Los ítems de DSpace están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.