Please use this identifier to cite or link to this item:
http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/47762
Type: | Artigo de Evento |
Title: | Os pentaminós à luz da metodologia Sequência Fedathi: uma proposta didática para o ensino da Matemática |
Authors: | Santos, Ana Paula Rodrigues Alves Menezes, Daniel Brandão Matos, Fernanda Cíntia Costa |
Keywords: | Sequência Fedathi;Matemática - Ensino;Matemática - Conceitos |
Issue Date: | 2015 |
Publisher: | CIAEM |
Citation: | SANTOS, Ana Paula Rodrigues Alves; MENEZES, Daniel Brandão; MATOS, Fernanda Cíntia Costa. O pentaminós à luz da metodologia Sequência Fedathi: uma proposta didática para o ensino da Matemática. In: CONFERENCIA INTERAMERICANA DE EDUCACIÓN MATEMÁTICA, 14., 3-7 maio. 2015, Medelin (MX). Anais... Medelin(MX): CIAEM. 2015. |
Abstract in Brazilian Portuguese: | O presente artigo tem como objetivo contribuir para um ensino da matemática mais motivador e dinâmico, desafiando os alunos a buscarem o conhecimento matemático e ao mesmo tempo relacioná-lo com o seu cotidiano. Apresentamos uma sequência didática, utilizando a metodologia de ensino Sequência Fedathi que promove uma mudança de postura do professor, obtendo como resultado um aluno mais reflexivo, investigativo, crítico e participativo durante o processo de construção do conhecimento. Os pentaminós foram utilizados como ferramenta didática durante os processos de ensino e de aprendizagem. Essa proposta didática foi trabalhada com uma turma constituída por vinte e um alunos do Ensino Fundamental, cursando o nono ano de escolaridade de uma instituição privada. Concluímos que a Sequência Fedathi fomentou o raciocínio matemático, possibilitando aos alunos a construção significativa de conceitos, tais como: área, superfície, perímetro e semelhança de figuras. |
URI: | http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/47762 |
ISBN: | 978-9945-415-97-1 |
Appears in Collections: | LPM - Trabalhos apresentados em eventos |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
2015_eve_aprasantos.pdf | 464,81 kB | Adobe PDF | View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.