Please use this identifier to cite or link to this item: http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/47714
Type: Dissertação
Title: Princípio da indução finita em conteúdos do ensino médio
Authors: Duarte, Edílson Abreu
Keywords: Demonstrações;Indução;Ensino médio
Issue Date: 2015
Citation: DUARTE, Edílson Abreu. Princípio da indução finita em conteúdos do ensino médio. 2015. 72f. - Dissertação (Mestrado) - Centro de Educação da Universidade Estadual do Ceará, Programa de Pós-graduação em Educação, Fortaleza (CE), 2015.
Abstract in Brazilian Portuguese: Nesse trabalho, tentaremos estimular a ideia de como o princípio da indução matemática, um dos métodos de demonstrações da matemática, pode ser usado no ensino médio. Para isso, mostramos alguns tipos de demonstrações mais utilizadas na matemática: a demonstração direta, demonstração indireta, demonstração por absurdo e, por fim, a demonstração por indução. E, assim, mostrar várias provas de teoremas que estão em conteúdos do ensino médio por meio da indução. Mas não apenas mostrando o usual da indução, e sim o passo a passo do raciocínio indutivo, desde a conjectura ao processo algébrico das fórmulas. Sempre enfatizando que a formação da conjectura, observando os padrões que surgem, é parte essencial para a formação matemática do aluno. Sendo o diferencial desse trabalho, a tentativa de trazer o raciocínio indutivo por essência, fazendo com que os professores de ensino médio tenham uma visão diferente das demonstrações, principalmente da indução, na sala de aula.
URI: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/47714
Appears in Collections:LPM - Dissertações defendidas em outras instituições

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
2015_dis_eaduarte.pdf1,49 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.