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Campo DCValorIdioma
dc.contributor.authorDuarte, Edílson Abreu-
dc.date.accessioned2019-11-13T17:44:48Z-
dc.date.available2019-11-13T17:44:48Z-
dc.date.issued2015-
dc.identifier.citationDUARTE, Edílson Abreu. Princípio da indução finita em conteúdos do ensino médio. 2015. 72f. - Dissertação (Mestrado) - Centro de Educação da Universidade Estadual do Ceará, Programa de Pós-graduação em Educação, Fortaleza (CE), 2015.pt_BR
dc.identifier.urihttp://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/47714-
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.subjectDemonstraçõespt_BR
dc.subjectInduçãopt_BR
dc.subjectEnsino médiopt_BR
dc.titlePrincípio da indução finita em conteúdos do ensino médiopt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.description.abstract-ptbrNesse trabalho, tentaremos estimular a ideia de como o princípio da indução matemática, um dos métodos de demonstrações da matemática, pode ser usado no ensino médio. Para isso, mostramos alguns tipos de demonstrações mais utilizadas na matemática: a demonstração direta, demonstração indireta, demonstração por absurdo e, por fim, a demonstração por indução. E, assim, mostrar várias provas de teoremas que estão em conteúdos do ensino médio por meio da indução. Mas não apenas mostrando o usual da indução, e sim o passo a passo do raciocínio indutivo, desde a conjectura ao processo algébrico das fórmulas. Sempre enfatizando que a formação da conjectura, observando os padrões que surgem, é parte essencial para a formação matemática do aluno. Sendo o diferencial desse trabalho, a tentativa de trazer o raciocínio indutivo por essência, fazendo com que os professores de ensino médio tenham uma visão diferente das demonstrações, principalmente da indução, na sala de aula.pt_BR
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