Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem:
http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/47662
Tipo: | Capítulo de Livro |
Título : | A construção do conceito de simetria: contribuições da matemática e cultura e das atividades didáticas |
Autor : | Soares Júnior, Jair Lino Santos, Maria José Costa dos |
Palabras clave : | Ensino Fundamental;Processo de Ensino-Aprendizagem;Sistema de Avaliação da Educação Básica - (SAEB);Sequência Fedathi |
Fecha de publicación : | 2018 |
Editorial : | Editora Pontes |
Citación : | SOARES JÚNIOR, Jair Lino; SANTOS, Maria José Costa dos. A construção do conceito de simetria: contribuições da matemática e cultura e das atividades didáticas. In: SANTOS, Maria José Costa dos; VASCONCELOS, Francisco Herbert Lima; LIMA, Ivoneide Pinheiro de (orgs.). Tecendo redes de experiências cognitivas: reflexões entre a teoria e a prática. Campinas: Editora Pontes, 2018. p. 166-179. |
Resumen en portugués brasileño: | Apresentamos aqui um recorte de uma pesquisa em nível de mestrado. As análises apresentadas são ainda iniciais. A pesquisa tem como objetivo analisar o processo de aprendizagem dos alunos do 8.° ano do ensino fundamental anos finais, especialmente sobre os conceitos matemáticos que envolvem simetria e isometria, a partir das premissas das atividades didáticas que relacionam as rendas de bilros e a matemática cultural. De acordo com Mendes (2009) as atividades didáticas oportunizam ao educando uma dinâmica experimental colocando-o como investigador e sujeito ativo no processo de construção do conhecimento. Para o autor o ensino baseado em atividades possibilita ao aprendiz uma construção constante das noções matemáticas presentes em cada atividade.[...]No intuito de coletar dados iniciais e justificar a relevância do tema e a necessidade de uma abordagem do conceito de transformação geométrica para além do livro didático, realizamos uma análise do plateau - de acordo com a metodologia de ensino Sequência Fedathi (SF) é a análise dos conhecimentos prévios dos educandos (SANTOS, 2016) - com os alunos, no qual seguimos um roteiro de investigação que é apresentado mais adiante.[...] |
URI : | http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/47662 |
ISBN : | 978-85-7113-967-1 |
Aparece en las colecciones: | PPGEB - Capítulos de livro |
Ficheros en este ítem:
Fichero | Descripción | Tamaño | Formato | |
---|---|---|---|---|
2018_capliv_jlsjuniormjcsantos.pdf | 9,08 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Los ítems de DSpace están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.