Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/47662
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.author | Soares Júnior, Jair Lino | - |
dc.contributor.author | Santos, Maria José Costa dos | - |
dc.date.accessioned | 2019-11-12T11:29:50Z | - |
dc.date.available | 2019-11-12T11:29:50Z | - |
dc.date.issued | 2018 | - |
dc.identifier.citation | SOARES JÚNIOR, Jair Lino; SANTOS, Maria José Costa dos. A construção do conceito de simetria: contribuições da matemática e cultura e das atividades didáticas. In: SANTOS, Maria José Costa dos; VASCONCELOS, Francisco Herbert Lima; LIMA, Ivoneide Pinheiro de (orgs.). Tecendo redes de experiências cognitivas: reflexões entre a teoria e a prática. Campinas: Editora Pontes, 2018. p. 166-179. | pt_BR |
dc.identifier.isbn | 978-85-7113-967-1 | - |
dc.identifier.uri | http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/47662 | - |
dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
dc.publisher | Editora Pontes | pt_BR |
dc.subject | Ensino Fundamental | pt_BR |
dc.subject | Processo de Ensino-Aprendizagem | pt_BR |
dc.subject | Sistema de Avaliação da Educação Básica - (SAEB) | pt_BR |
dc.subject | Sequência Fedathi | pt_BR |
dc.title | A construção do conceito de simetria: contribuições da matemática e cultura e das atividades didáticas | pt_BR |
dc.type | Capítulo de Livro | pt_BR |
dc.description.abstract-ptbr | Apresentamos aqui um recorte de uma pesquisa em nível de mestrado. As análises apresentadas são ainda iniciais. A pesquisa tem como objetivo analisar o processo de aprendizagem dos alunos do 8.° ano do ensino fundamental anos finais, especialmente sobre os conceitos matemáticos que envolvem simetria e isometria, a partir das premissas das atividades didáticas que relacionam as rendas de bilros e a matemática cultural. De acordo com Mendes (2009) as atividades didáticas oportunizam ao educando uma dinâmica experimental colocando-o como investigador e sujeito ativo no processo de construção do conhecimento. Para o autor o ensino baseado em atividades possibilita ao aprendiz uma construção constante das noções matemáticas presentes em cada atividade.[...]No intuito de coletar dados iniciais e justificar a relevância do tema e a necessidade de uma abordagem do conceito de transformação geométrica para além do livro didático, realizamos uma análise do plateau - de acordo com a metodologia de ensino Sequência Fedathi (SF) é a análise dos conhecimentos prévios dos educandos (SANTOS, 2016) - com os alunos, no qual seguimos um roteiro de investigação que é apresentado mais adiante.[...] | pt_BR |
Aparece nas coleções: | PPGEB - Capítulos de livro |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
2018_capliv_jlsjuniormjcsantos.pdf | 9,08 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.