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dc.contributor.authorSoares Júnior, Jair Lino-
dc.contributor.authorSantos, Maria José Costa dos-
dc.date.accessioned2019-11-12T11:29:50Z-
dc.date.available2019-11-12T11:29:50Z-
dc.date.issued2018-
dc.identifier.citationSOARES JÚNIOR, Jair Lino; SANTOS, Maria José Costa dos. A construção do conceito de simetria: contribuições da matemática e cultura e das atividades didáticas. In: SANTOS, Maria José Costa dos; VASCONCELOS, Francisco Herbert Lima; LIMA, Ivoneide Pinheiro de (orgs.). Tecendo redes de experiências cognitivas: reflexões entre a teoria e a prática. Campinas: Editora Pontes, 2018. p. 166-179.pt_BR
dc.identifier.isbn978-85-7113-967-1-
dc.identifier.urihttp://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/47662-
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.publisherEditora Pontespt_BR
dc.subjectEnsino Fundamentalpt_BR
dc.subjectProcesso de Ensino-Aprendizagempt_BR
dc.subjectSistema de Avaliação da Educação Básica - (SAEB)pt_BR
dc.subjectSequência Fedathipt_BR
dc.titleA construção do conceito de simetria: contribuições da matemática e cultura e das atividades didáticaspt_BR
dc.typeCapítulo de Livropt_BR
dc.description.abstract-ptbrApresentamos aqui um recorte de uma pesquisa em nível de mestrado. As análises apresentadas são ainda iniciais. A pesquisa tem como objetivo analisar o processo de aprendizagem dos alunos do 8.° ano do ensino fundamental anos finais, especialmente sobre os conceitos matemáticos que envolvem simetria e isometria, a partir das premissas das atividades didáticas que relacionam as rendas de bilros e a matemática cultural. De acordo com Mendes (2009) as atividades didáticas oportunizam ao educando uma dinâmica experimental colocando-o como investigador e sujeito ativo no processo de construção do conhecimento. Para o autor o ensino baseado em atividades possibilita ao aprendiz uma construção constante das noções matemáticas presentes em cada atividade.[...]No intuito de coletar dados iniciais e justificar a relevância do tema e a necessidade de uma abordagem do conceito de transformação geométrica para além do livro didático, realizamos uma análise do plateau - de acordo com a metodologia de ensino Sequência Fedathi (SF) é a análise dos conhecimentos prévios dos educandos (SANTOS, 2016) - com os alunos, no qual seguimos um roteiro de investigação que é apresentado mais adiante.[...]pt_BR
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