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Type: Resumo
Title: Gênero em cena - o discurso dos trajes de Daniel Peixoto
Authors: Gondim, Clarissa de Carvalho
Lopes, Davi Moreira
Lima, Hércules Gomes de
Menezes, Victória Praciano
Mendes, Francisca Raimunda Nogueira
Keywords: Moda;Gênero;Daniel Peixoto
Issue Date: 2016
Publisher: Universidade Federal do Ceará
Citation: GONDIM, Clarissa de Carvalho et al. Gênero em cena - o discurso dos trajes de Daniel Peixoto. Revista Encontros Universitários da UFC, Fortaleza, v.1, n. 1, 2016. (Encontro de Programas de Educação Tutorial, 3).
Abstract in Brazilian Portuguese: Em 2016, o PET Moda UFC elegeu como tema de pesquisa moda e gênero. Buscando objeto de pesquisa que permitisse direcionar a discussão para cenário local, decidimos pensar como o figurino do cantor Daniel Peixoto se insere nessa discussão. O artista é conhecido por utilizar figurinos que não se alinham a proposta binária, esquema que divide guarda-roupas em feminino e masculino. Antes que os debates sobre moda e gênero fossem frequentes, ele já demonstrava sensibilidade em relação ao tema desde meados dos anos 2000, quando iniciou carreira no grupo Montage e já se interessava por moda e pelas composições de figurino que usa nos palcos. Objetivamos entender como questões de gênero perpassam a composição do figurino do artista definindo objetivos específicos: elaborar levantamento de referências que permitam relacionar a experiência do cantor com as discussões teóricas sobre o tema; coletar informações sobre o figurino do artista. Metodologicamente, utilizamos pesquisa bibliográfica e documental. Falar de gênero tem ganhado cada vez mais evidência desde as discussões trazidas pelas sufragistas no século XIX. De acordo com estudos feministas, o uso do termo “gênero” demonstra erudição, seriedade e neutralidade. Com a desmitificação de sexo biológico, podemos dar ênfase às formas de criar e performar o gênero no campo da linguagem e do discurso. Notamos a relevância de pensar o que Peixoto usa em suas apresentações como figurino ou traje de cena, pois isso serve como elemento narrativo e forma de comunicação não verbal. Daniel compõe repertório imagético-discursivo que questiona as fronteiras entre os guarda-roupas, afirmando que ainda existe padronização e binarismo. Atualmente, a discussão sobre moda agênero ganha destaque e nos permite pensar que certas raízes do tema estão presentes nos palcos. A pesquisa tem resultados parciais, pois pretendemos ainda entrevistar o cantor para agregar às pesquisas documentais, que já indicam a fertilidade da aproximação pretendida.
URI: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/47619
Access Rights: Acesso Aberto
Appears in Collections:EPET - Resumo de trabalhos apresentados em eventos

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