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Campo DCValorIdioma
dc.contributor.authorGondim, Clarissa de Carvalho-
dc.contributor.authorLopes, Davi Moreira-
dc.contributor.authorLima, Hércules Gomes de-
dc.contributor.authorMenezes, Victória Praciano-
dc.contributor.authorMendes, Francisca Raimunda Nogueira-
dc.date.accessioned2019-11-11T12:22:11Z-
dc.date.available2019-11-11T12:22:11Z-
dc.date.issued2016-
dc.identifier.citationGONDIM, Clarissa de Carvalho et al. Gênero em cena - o discurso dos trajes de Daniel Peixoto. Revista Encontros Universitários da UFC, Fortaleza, v.1, n. 1, 2016. (Encontro de Programas de Educação Tutorial, 3).pt_BR
dc.identifier.urihttp://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/47619-
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal do Cearápt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectModapt_BR
dc.subjectGêneropt_BR
dc.subjectDaniel Peixotopt_BR
dc.titleGênero em cena - o discurso dos trajes de Daniel Peixotopt_BR
dc.typeResumopt_BR
dc.description.abstract-ptbrEm 2016, o PET Moda UFC elegeu como tema de pesquisa moda e gênero. Buscando objeto de pesquisa que permitisse direcionar a discussão para cenário local, decidimos pensar como o figurino do cantor Daniel Peixoto se insere nessa discussão. O artista é conhecido por utilizar figurinos que não se alinham a proposta binária, esquema que divide guarda-roupas em feminino e masculino. Antes que os debates sobre moda e gênero fossem frequentes, ele já demonstrava sensibilidade em relação ao tema desde meados dos anos 2000, quando iniciou carreira no grupo Montage e já se interessava por moda e pelas composições de figurino que usa nos palcos. Objetivamos entender como questões de gênero perpassam a composição do figurino do artista definindo objetivos específicos: elaborar levantamento de referências que permitam relacionar a experiência do cantor com as discussões teóricas sobre o tema; coletar informações sobre o figurino do artista. Metodologicamente, utilizamos pesquisa bibliográfica e documental. Falar de gênero tem ganhado cada vez mais evidência desde as discussões trazidas pelas sufragistas no século XIX. De acordo com estudos feministas, o uso do termo “gênero” demonstra erudição, seriedade e neutralidade. Com a desmitificação de sexo biológico, podemos dar ênfase às formas de criar e performar o gênero no campo da linguagem e do discurso. Notamos a relevância de pensar o que Peixoto usa em suas apresentações como figurino ou traje de cena, pois isso serve como elemento narrativo e forma de comunicação não verbal. Daniel compõe repertório imagético-discursivo que questiona as fronteiras entre os guarda-roupas, afirmando que ainda existe padronização e binarismo. Atualmente, a discussão sobre moda agênero ganha destaque e nos permite pensar que certas raízes do tema estão presentes nos palcos. A pesquisa tem resultados parciais, pois pretendemos ainda entrevistar o cantor para agregar às pesquisas documentais, que já indicam a fertilidade da aproximação pretendida.pt_BR
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