Please use this identifier to cite or link to this item: http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/47585
Type: Artigo de Evento
Title: Sobre o ensino das técnicas de integração com apoio na visualização: um estudo de caso
Authors: Alves, Francisco Régis Vieira
Borges Neto, Hermínio
Keywords: Padrões;Matemática - Ensino;Integração - técnica
Issue Date: 2013
Publisher: SBEM
Citation: ALVES, Francisco Régis Vieira; BORGES NETO, Hermínio. Sobre o ensino das técnicas de integração com apoio na visualização: um estudo de caso. In: ENCONTRO NACIONAL EM EDUCAÇÃO MATEMÁTICA, 11., 20-23 jul. 2013, Curitiba (PR). Anais... Curitiba (PR): SBEM, 2013.
Abstract in Brazilian Portuguese: Registra-se no locus acadêmico, um ensino de privilegia um conhecimento algorítmicooperatório. Neste sentido, no contexto de ensino do Cálculo, os conteúdos conhecidos como “técnicas de integração”, são um exemplo standard. Por outro lado, quando exploramos em nossa mediação elementos de natureza tecnológica, propiciamos outras vias de apropriação de conhecimento. Com esta preocupação, desenvolvemos um estudo de caso, no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do estado do Ceará, no ano de 2012, com o objetivo de fornecer situações-problema envolvendo as noções de técnicas de integração, como ênfase na visualização. Os dados foram coligidos a partir da produção de cinco alunos, do curso de licenciatura em Matemática. Os instrumentos de coleta foram protocolos escritos e entrevistas semiestruturadas ao decorrer das atividades. No rol dos resultados, sublinhamos: os alunos conseguem identificar o método de integração adequada a partir da visualização gráfico-geométrica; os alunos resgatam e empregam conceitos do Cálculo Diferencial para a formulação de conjecturas no contexto do Cálculo Integral.
URI: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/47585
ISSN: 2178-034X
Appears in Collections:LPM - Trabalhos apresentados em eventos

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
2013_eve_frvalves.pdf972,59 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.