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http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/47585
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
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dc.contributor.author | Alves, Francisco Régis Vieira | - |
dc.contributor.author | Borges Neto, Hermínio | - |
dc.date.accessioned | 2019-11-08T14:59:16Z | - |
dc.date.available | 2019-11-08T14:59:16Z | - |
dc.date.issued | 2013 | - |
dc.identifier.citation | ALVES, Francisco Régis Vieira; BORGES NETO, Hermínio. Sobre o ensino das técnicas de integração com apoio na visualização: um estudo de caso. In: ENCONTRO NACIONAL EM EDUCAÇÃO MATEMÁTICA, 11., 20-23 jul. 2013, Curitiba (PR). Anais... Curitiba (PR): SBEM, 2013. | pt_BR |
dc.identifier.issn | 2178-034X | - |
dc.identifier.uri | http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/47585 | - |
dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
dc.publisher | SBEM | pt_BR |
dc.subject | Padrões | pt_BR |
dc.subject | Matemática - Ensino | pt_BR |
dc.subject | Integração - técnica | pt_BR |
dc.title | Sobre o ensino das técnicas de integração com apoio na visualização: um estudo de caso | pt_BR |
dc.type | Artigo de Evento | pt_BR |
dc.description.abstract-ptbr | Registra-se no locus acadêmico, um ensino de privilegia um conhecimento algorítmicooperatório. Neste sentido, no contexto de ensino do Cálculo, os conteúdos conhecidos como “técnicas de integração”, são um exemplo standard. Por outro lado, quando exploramos em nossa mediação elementos de natureza tecnológica, propiciamos outras vias de apropriação de conhecimento. Com esta preocupação, desenvolvemos um estudo de caso, no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do estado do Ceará, no ano de 2012, com o objetivo de fornecer situações-problema envolvendo as noções de técnicas de integração, como ênfase na visualização. Os dados foram coligidos a partir da produção de cinco alunos, do curso de licenciatura em Matemática. Os instrumentos de coleta foram protocolos escritos e entrevistas semiestruturadas ao decorrer das atividades. No rol dos resultados, sublinhamos: os alunos conseguem identificar o método de integração adequada a partir da visualização gráfico-geométrica; os alunos resgatam e empregam conceitos do Cálculo Diferencial para a formulação de conjecturas no contexto do Cálculo Integral. | pt_BR |
Aparece nas coleções: | LPM - Trabalhos apresentados em eventos |
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Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
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2013_eve_frvalves.pdf | 972,59 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
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