Please use this identifier to cite or link to this item:
http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/47584
Type: | Artigo de Evento |
Title: | A Seqüência Fedathi: uma proposta de mediação pedagógica no ensino de matemática |
Authors: | Santana, José Rogério Borges Neto, Hermínio Rocha, Elizabeth Matos |
Keywords: | Sequência Fedathi;Vigotsky, L. S. (Lev Semenovich), 1896-1934;Matemática - Ensino |
Issue Date: | 2004 |
Publisher: | SBEM |
Citation: | SANTANA, José Rogério; BORGES NETO, Hermínio; ROCAHA, Elizabeth Matos. A Seqüência Fedathi: uma proposta de mediação pedagógica no ensino de matemática. In: ENCONTRO NACIONAL EM EDUCAÇÃO MATEMÁTICA, 8., 15-18 jul. 2004, Recife (PE). Anais... Recide (PE): SBEM, 2004. TEMA: Educação Matemática: um compromisso social. |
Abstract in Brazilian Portuguese: | A idéia central deste mini-curso consiste em fazer uma articulação da Seqüência Fedathi, com as concepções sobre mediação, baseadas nos pressupostos teóricos de Vigotsky (1998) sobre as relações existentes entre a linguagem e o pensamento. No entanto, para estabelecer conexões entre a Seqüência Fedathi e a mediação torna-se necessário apresentar uma definição sobre a mesma considerando o uso prático que se faz desta, nas situações em que os atores sociais docentes e discentes protagonizam o processo de ensino/aprendizagem. A Seqüência Fedathi constitui uma proposta metodológica desenvolvida por professores, pesquisadores e alunos de pós-graduação da Faculdade de Educação da Universidade Federal do Ceará. Estas pessoas constituem o Grupo Fedathi, formado no início dos anos 1990 para tratar de questões relativas à didática da matemática (Borges Neto, 1995). [...] |
URI: | http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/47584 |
ISBN: | 2178-034X |
Appears in Collections: | LPM - Trabalhos apresentados em eventos |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
2004_eve_jrsantana.pdf | 160,52 kB | Adobe PDF | View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.