Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/47551
Tipo: Artigo de Evento
Título: A tecnologia digital na prática pedagógica do professor de matemática
Autor(es): Silva, Marta Alves da
Santos, Maria José Costa dos
Borges Neto, Hermínio
Palavras-chave: Sequência Fedathi;Matemática - Ensino;Prática pedagógica
Data do documento: 2013
Instituição/Editor/Publicador: SBEM
Citação: SILVA, Marta Alves da; SANTOS, Maria José Costa dos; BORGES NETO, Hermínio. A tecnologia digital na prática pedagógica do professor de matemática. In: ENCONTRO NACIONAL EM EDUCAÇÃO MATEMÁTICA, 11., 18-21 jul. 2013, Curitiba (PR). Anais... Curitiba (PR): SBEM, 2013.
Resumo: Este trabalho apresenta o relato sobre os passos trilhados no percurso da primeira fase da pesquisa acerca da relação pedagógica entre a prática do professor, o uso de tecnologias e a metodologia Sequência Fedathi. Objetiva-se analisar a relação pedagógica do uso do software educativo Winplot e a metodologia Sequência Fedathi à prática docente, no Laboratório de Informática Educativa – LIE –, para potencializar o uso da tecnologia digital como suporte pedagógico pelo professor. O estudo está sendo realizado com um professor da disciplina de matemática que atua numa instituição pública de ensino. Tratase de uma pesquisa qualitativa, caracterizada como estudo de caso, do tipo exploratório. Utiliza-se, para a coleta de dados, a observação direta, filmagem com gravação, fotografias e entrevista semiestruturada. Os resultados preliminares apontam para uma prática docente orientada no modelo tradicional, sem clareza do uso do LIE, subutilizando as tecnologias, em detrimento de metodologias.
URI: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/47551
ISSN: 2178-034X
Aparece nas coleções:LPM - Trabalhos apresentados em eventos

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2013_eve_masilva.pdf603,76 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.