Please use this identifier to cite or link to this item: http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/47525
Type: Capítulo de Livro
Title: Sobre o ensino do cálculo e várias variáveis: uma aplicação da Sequência Fedathi no ensino de ponto crítico, ponto de inflexão e sua visualização no espaço IR
Authors: Alves, Francisco Régis Vieira
Borges Neto, Hermínio
Keywords: Cálculo matemático;Educação;Matemática - Ensino
Issue Date: 2013
Publisher: Edições UFC
Citation: ALVES, Francisco Régis Vieira; BORGES NETO, Hermínio. Sobre o ensino do cálculo e várias variáveis: uma aplicação da Sequência Fedathi no ensino de ponto crítico, ponto de inflexão e sua visualização no espaço IR. In: SOUSA, Francisco Edisom Eugenio de; VASCONCELOS, Francisco Herbert Lima; BORGES NETO, Hermínio; LIMA, Ivoneide Pinheiro de; SANTOS, Maria José Costa dos; ANDRADE, Viviane Silva de.(orgs.). Sequência Fedathi: uma proposta para o ensino de matemática e ciências. Fortaleza: Edições UFC, 2013. 129-149.
Abstract in Brazilian Portuguese: O cenário nacional e internacional de investigação do Cálculo em uma Variável Real acumula valiosos resultados, correspondentes a mais de duas décadas de esforço e dedicação. Dentre os pioneiros na área de pesquisa em Educação Matemática, num contexto internacional, destacamos o educador e matemático inglês David Tall. Ele esclarece em um de seus artigos da década de 1980 que o seu trabalho pessoal se concentra no estudo de Cálculo e Análise (TALL, 1981a, p. 317). Enfatiza intenso interesse nos estudos direcionados a compreender a relação entre a definição conceitual (concept definition) e a imagem conceitual (concept image). Tall sublinha que “a noção de imagem conceitual se torna útil para explicar o desenvolvimento e compreensão conceitual por parte do aluno de teorias axiomáticas.” (1981a, p. 318). [...]
URI: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/47525
ISBN: 978-85-7282-573-3
Appears in Collections:LPM - Capítulos de livro

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
2013_capliv_frvalves.pdf667,37 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.