Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem:
http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/47393
Tipo: | Capítulo de Livro |
Título : | Contexto e prática no ensino de matemática para alunos surdos |
Autor : | Viana, Flávia Roldan Barreto, Marcilia Chagas |
Palabras clave : | Educação de surdos;Matemática construtivista;Raciocínio matemático;Acesso ao ensino |
Fecha de publicación : | 2019 |
Editorial : | Editora Mercado de Letras |
Citación : | VIANA, Flávia Roldan; BARRETO, Marcilia Chagas. Contexto e prática no ensino de matemática para alunos surdos. In: LEURQUIN, Eulália Vera Lúcia Fraga; LEITÃO, Vanda Magalhães (orgs.). Ensino e educação especial. Campinas: Editora Mercado de Letras, 2019. p. 103-124. |
Resumen en portugués brasileño: | O contexto do ensino de Matemática para alunos surdos deve ser apresentado como um momento de busca pela aprendizagem para ele, através das interlocuções e a construção de significações nas situações criadas nos diversos ambientes de convívio. A aprendizagem do aluno surdo não se dá de modo descontextualizado, de forma mecânica ou pela cópia de atividades. Ao contrário, é pela interação dos alunos com o conhecimento que a aprendizagem dos conceitos ocorre.Dessa forma, o ensino de Matemática para esse alunado precisa ocorrer também pelas interações e mediações e não desprovidos de significados.[...]Assim, o presente capítulo pretende propor e discutir práticas contextualizadas para o ensino de Matemática para alunos surdos, no intuito de contribuir para o processo de ensino e aprendizagem desse alunado nas práticas educativas desenvolvidas dentro da escola[..] |
URI : | http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/47393 |
ISBN : | 978-85-7591-562-2 |
Aparece en las colecciones: | PPGEB - Capítulos de livro |
Ficheros en este ítem:
Fichero | Descripción | Tamaño | Formato | |
---|---|---|---|---|
2019_capliv_frvianamcbarreto.pdf | 11,78 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Los ítems de DSpace están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.