Please use this identifier to cite or link to this item: http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/47393
Type: Capítulo de Livro
Title: Contexto e prática no ensino de matemática para alunos surdos
Authors: Viana, Flávia Roldan
Barreto, Marcilia Chagas
Keywords: Educação de surdos;Matemática construtivista;Raciocínio matemático;Acesso ao ensino
Issue Date: 2019
Publisher: Editora Mercado de Letras
Citation: VIANA, Flávia Roldan; BARRETO, Marcilia Chagas. Contexto e prática no ensino de matemática para alunos surdos. In: LEURQUIN, Eulália Vera Lúcia Fraga; LEITÃO, Vanda Magalhães (orgs.). Ensino e educação especial. Campinas: Editora Mercado de Letras, 2019. p. 103-124.
Abstract in Brazilian Portuguese: O contexto do ensino de Matemática para alunos surdos deve ser apresentado como um momento de busca pela aprendizagem para ele, através das interlocuções e a construção de significações nas situações criadas nos diversos ambientes de convívio. A aprendizagem do aluno surdo não se dá de modo descontextualizado, de forma mecânica ou pela cópia de atividades. Ao contrário, é pela interação dos alunos com o conhecimento que a aprendizagem dos conceitos ocorre.Dessa forma, o ensino de Matemática para esse alunado precisa ocorrer também pelas interações e mediações e não desprovidos de significados.[...]Assim, o presente capítulo pretende propor e discutir práticas contextualizadas para o ensino de Matemática para alunos surdos, no intuito de contribuir para o processo de ensino e aprendizagem desse alunado nas práticas educativas desenvolvidas dentro da escola[..]
URI: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/47393
ISBN: 978-85-7591-562-2
Appears in Collections:PPGEB - Capítulos de livro

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
2019_capliv_frvianamcbarreto.pdf11,78 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.