Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/47393
Tipo: Capítulo de Livro
Título: Contexto e prática no ensino de matemática para alunos surdos
Autor(es): Viana, Flávia Roldan
Barreto, Marcilia Chagas
Palavras-chave: Educação de surdos;Matemática construtivista;Raciocínio matemático;Acesso ao ensino
Data do documento: 2019
Instituição/Editor/Publicador: Editora Mercado de Letras
Citação: VIANA, Flávia Roldan; BARRETO, Marcilia Chagas. Contexto e prática no ensino de matemática para alunos surdos. In: LEURQUIN, Eulália Vera Lúcia Fraga; LEITÃO, Vanda Magalhães (orgs.). Ensino e educação especial. Campinas: Editora Mercado de Letras, 2019. p. 103-124.
Resumo: O contexto do ensino de Matemática para alunos surdos deve ser apresentado como um momento de busca pela aprendizagem para ele, através das interlocuções e a construção de significações nas situações criadas nos diversos ambientes de convívio. A aprendizagem do aluno surdo não se dá de modo descontextualizado, de forma mecânica ou pela cópia de atividades. Ao contrário, é pela interação dos alunos com o conhecimento que a aprendizagem dos conceitos ocorre.Dessa forma, o ensino de Matemática para esse alunado precisa ocorrer também pelas interações e mediações e não desprovidos de significados.[...]Assim, o presente capítulo pretende propor e discutir práticas contextualizadas para o ensino de Matemática para alunos surdos, no intuito de contribuir para o processo de ensino e aprendizagem desse alunado nas práticas educativas desenvolvidas dentro da escola[..]
URI: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/47393
ISBN: 978-85-7591-562-2
Aparece nas coleções:PPGEB - Capítulos de livro

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2019_capliv_frvianamcbarreto.pdf11,78 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.