Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem:
http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/47387
Tipo: | Artigo de Evento |
Título : | Utilizando a Tábua da Índia para explorar conceitos matemáticos através da sua construção |
Autor : | Siqueira Júnior, Francisco Antonio do Nascimento Pereira, Ana Carolina Costa |
Palabras clave : | Tábua da Índia;Ensino;Matemática |
Fecha de publicación : | 2014 |
Editorial : | SIQUEIRA JÚNIOR, Francisco Antonio do Nascimento; PEREIRA, Ana Carolina Costa. Utilizando a Tábua da Índia para explorar conceitos matemáticos através da sua construção. IN: ENCONTRO DE GRUPOS DE PESQUISA EM EDUCAÇÃO MATEMÁTICA (E- GRUPEM), 12 dez. 2014, Fortaleza (CE). Anais... Fortaleza (CE): s.n., 2014. p. 29-31 .Tema: A pesquisa como âncora do ensino. |
Resumen en portugués brasileño: | As Tábuas da Índia teve grande importância nos séculos XV e XVI, sua função é determina altura de uma estrela em relação à linha do horizonte. Esse instrumento é constituído por uma tábua quadrangular, ou retangular, em cujo centro está fixo um pequeno cabo com diversos nós que correspondem à altura da Estrela Polar. Esse estudo tem a finalidade de, a partir da construção da Tábua da Índia, possibilitar o ensino de conceitos matemáticos por meio desse instrumento. Inicialmente foi realizado um estudo da tábua da índia observando seus aspectos históricos. Estamos agora analisando a sua graduação em forma geométrica e trigonométrica, juntamente com a construção física e sua aplicação. No intuito de contribuir para o aumento de pesquisas que envolvam métodos diferenciados de ensino, principalmente para a área de formação inicial dos professores de Matemática |
URI : | http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/47387 |
Aparece en las colecciones: | LPM - Trabalhos apresentados em eventos |
Ficheros en este ítem:
Fichero | Descripción | Tamaño | Formato | |
---|---|---|---|---|
2014_eve_fansiqueirajunior.pdf | 495,55 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Los ítems de DSpace están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.