Please use this identifier to cite or link to this item: http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/46502
Type: Capítulo de Livro
Title: Algarismo, número, numeral e dígito: esclarecendo o significado desses termos
Authors: Barguil, Paulo Meireles
Keywords: Educação;Matemática;Número - Conceito
Issue Date: 2018
Publisher: EdUECE
Citation: BARGUIL, Paulo Meireles. Algarismo, número, numeral e dígito: esclarecendo o significado desses termos. In: SOUSA, Ana Cláudia Gouveia de; SANTANA, Larissa Elfísia de Lima; BARRETO, Marcilia Chagas (orgs.). As múltiplas linguagens da Educação Matemática na formação e nas práticas docentes. Fortaleza: EDUECE, 2018. p. 311-332.
Abstract in Brazilian Portuguese: Enquanto na Língua Portuguesa, é notória a distinção de letras e palavras, sendo as primeiras utilizadas na produção das segundas, na Educação Matemática, há uma terrível confusão conceitual entre os vocábulos algarismo, número, numeral e dígito. Esse texto apresenta várias citações – de livros da Educação Básica e da Educação Superior – que, ampliam, há quase três décadas, esse caos, pois abordam esses vocábulos como sinônimos. O que significa cada uma dessas palavras? Tendo em vista que lacunas epistemológicas se expressam na qualidade do ensino e da aprendizagem, a redação deste texto visa à limpidez conceitual dos termos algarismo, número, numeral e dígito, a qual pode contribuir para uma comunicação mais eficaz e favorecer, consequentemente, resultados pedagógicos mais satisfatórios. Número é o significado, enquanto o numeral é o significante, que pode utilizar diferentes símbolos, sendo os algarismos um desses tipos. Os registros verbais e numéricos utilizam dígitos própriosque são ocupados, respectivamente, por letras e algarismos, que podem ser ou não repetidos
URI: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/46502
ISBN: 978 85 7826 675 2 1
Appears in Collections:PPGEB - Capítulos de livro

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
2018_capliv_pmbarguil.pdf155,06 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.