Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/46314
Tipo: Artigo de Periódico
Título : Livros e liberdade: reflexões sobre literatura e sala de aula
Autor : Saraiva, Vandemberg Simão
Palabras clave : Literatura;Ensino;Educação
Fecha de publicación : 2019
Editorial : Revista Entrelaces
Citación : SARAIVA, Vandemberg Simão. Livros e liberdade: reflexões sobre literatura e sala de aula. Revista Entrelaces, Fortaleza (CE), v. 1, n. 15, p. 140-159, jan./mar. 2019.
Resumen en portugués brasileño: Este ensaio busca compreender as interferências de agentes vindos de dentro e fora do ambiente escolar que cerceiam e censuram tanto textos literários quanto discussões sobre eles na escola. Defende-se a tese de que, no cerne dessa situação, há a crença equivocada do que deve acontecer em uma sala de aula, destacadamente em aulas de literatura. Essa crença professa que a sala de aula é um espaço neutro, onde há a veiculação indistinta de conteúdos não ideológicos, e que a literatura busca a reafirmação de valores hegemônicos. O ensaio analisa o caráter errôneo dessas ideias. Assim, argumenta-se que, para o aprimoramento do educando como pessoa humana, deve-se buscar a formação ética, o desenvolvimento da autonomia intelectual e o pensamento crítico. Sob esse viés, considera-se a sala de aula, sob a regência do professor, como um espaço de reflexão, democracia e inclusão, em que a literatura impõe-se como elemento eficaz dessa educação, sendo as discussões sobre os textos práticas imprescindíveis para o crescimento cidadão e humano dos alunos.
URI : http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/46314
ISSN : 1980 4571
Derechos de acceso: Acesso Aberto
Aparece en las colecciones: PPGLE - Artigos publicados em revistas científicas

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción Tamaño Formato  
2019_art_vssaraiva.pdf577,08 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Los ítems de DSpace están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.