Please use this identifier to cite or link to this item: http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/46314
Type: Artigo de Periódico
Title: Livros e liberdade: reflexões sobre literatura e sala de aula
Authors: Saraiva, Vandemberg Simão
Keywords: Literatura;Ensino;Educação
Issue Date: 2019
Publisher: Revista Entrelaces
Citation: SARAIVA, Vandemberg Simão. Livros e liberdade: reflexões sobre literatura e sala de aula. Revista Entrelaces, Fortaleza (CE), v. 1, n. 15, p. 140-159, jan./mar. 2019.
Abstract in Brazilian Portuguese: Este ensaio busca compreender as interferências de agentes vindos de dentro e fora do ambiente escolar que cerceiam e censuram tanto textos literários quanto discussões sobre eles na escola. Defende-se a tese de que, no cerne dessa situação, há a crença equivocada do que deve acontecer em uma sala de aula, destacadamente em aulas de literatura. Essa crença professa que a sala de aula é um espaço neutro, onde há a veiculação indistinta de conteúdos não ideológicos, e que a literatura busca a reafirmação de valores hegemônicos. O ensaio analisa o caráter errôneo dessas ideias. Assim, argumenta-se que, para o aprimoramento do educando como pessoa humana, deve-se buscar a formação ética, o desenvolvimento da autonomia intelectual e o pensamento crítico. Sob esse viés, considera-se a sala de aula, sob a regência do professor, como um espaço de reflexão, democracia e inclusão, em que a literatura impõe-se como elemento eficaz dessa educação, sendo as discussões sobre os textos práticas imprescindíveis para o crescimento cidadão e humano dos alunos.
URI: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/46314
ISSN: 1980 4571
Access Rights: Acesso Aberto
Appears in Collections:PPGLE - Artigos publicados em revistas científicas

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
2019_art_vssaraiva.pdf577,08 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.