Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/46258
Tipo: Capítulo de Livro
Título : Metodologias aplicadas na experiências de avaliação curricular: síntese provisória
Autor : Leitinho, Meirecele Calíope
Holanda, Patrícia Helena Carvalho
Freitas, Francisco Emílio Campelo
Moita, Aline Maria Loureiro Muniz
Palabras clave : Educação;Avaliação do currículo;Metodologia da pesquisa
Fecha de publicación : 2011
Editorial : Edições UFC
Citación : LEITINHO, Meirecele Calíope; HOLANDA, Patrícia Helena Carvalho; FREITAS, Francisco Emílio Campelo; MOITA, Aline Maria Loureiro Muniz. Metodologias aplicadas na experiências de avaliação curricular: síntese provisória. In: HOLANDA, Patrícia Helena Carvalho; LEITINHO, Meirecele Calíope (orgs.). Experiências de avaliação curricular: possibilidades teórico-práticas. Fortaleza: Edições UFC, 2011. p. 194-200.
Resumen en portugués brasileño: Nos últimos tempos vem ocorrendo no meio acadêmico uma ênfase na discussão sobre a necessidade de adoção de um maior rigor metodológico na condução das pesquisas. Apesar de todo esforço feito pelos pesquisadores ainda é comum observar-se nas Ciências da Educação críticas sobre metodologia empregada nas investigações, que, por via de consequência, vai afetar a qualidade da produção dos seus trabalhos científicos. No que diz respeito, a área de Avaliação Curricular a dificuldade encontrada pelos seus pesquisadores e avaliadores reside em construir uma autonomia metodológica em relação à área da avaliação educacional, no sentido de manter vínculos de integração e não de dependência. Nesse contexto, foi que decidimos pela elaboração deste livro que pretende contribuir para responder a seguinte questão: Quais os percursos avaliativos são mais adequados à área de avaliação curricular? Destarte, este livro tem por objetivo discutir as metodologias e técnicas de pesquisa adotadas nas pesquisas de avaliação curricular. Nos capítulos dos livros vamos observar a presença da pesquisa bibliográfica, uma vez que ela deve estar presente em qualquer estudo científico, seja para sua necessária fundamentação teórica, ou mesmo para justificar seus limites e para os próprios resultados. Isso deve-se ao fato, de que é por meio dessa pesquisa que o pesquisa faz contato direto com tudo o que foi publicado, dito, filmado ou de alguma outra forma registrado sobre determinado tema, inclusive através de conferências seguidas de debates. [...]
URI : http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/46258
ISBN : 978-85-7282-437-8
Aparece en las colecciones: PPGEB - Capítulos de livro

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción Tamaño Formato  
2011_capliv_mcleitinhophcholanda.pdf1,55 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Los ítems de DSpace están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.