Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/46174
Tipo: Capítulo de Livro
Título: Televisão e sociedade: uma discussão curricular
Autor(es): Souza, Ana Carmita Bezerra de
Albuquerque, Luiz Botelho de
Palavras-chave: Mídia televisiva;Currículo cultural;Diversidade da televisão brasileira
Data do documento: 2005
Instituição/Editor/Publicador: Editora UFC
Citação: SOUZA, Ana Carmita Bezerra de; ALBUQUERQUE, Luiz Botelho de. Televisão e sociedade: uma discussão curricular. In: ALBUQUERQUE, Luiz Botelho (org.). Currículos contemporâneos: formação, diversidade e identidades em transição. Fortaleza: Editora UFC, 2005. p. 57-73.
Resumo: O presente artigo se dispõe a discutir algumas das implicações sociais,culturais e conseqüentemente educativas da mídia televisiva, que opera como um currículo cultural, de alcance socialmente imensurável. Este é um currículo multidimensional, merecedor de análise crítica, devido a grande atenção que a sociedade lhe vem dando. Iniciamos a discussão com uma viagem ao conceito e, historicamente falando, aos sentidos de currículo, e faremos também uma reflexão sobre cenas de um currículo midiático na atualidade. Em uma segunda cena discutiremos aspectos mercadológicos e educativos,e os conflitos entre o real e o irreal existente na mídia televisiva; a seguir trataremos da diversidade da televi­são brasileira, refletindo estes conteúdos como um currículo social, construtor de identidades e subjetividades diversas, que ao mesmo tempo em que educa deseduca. Estas discus­sões serão feitas com o aporte teórico de diversos autores que se ocupam da mídia televisiva da atualidade. [...]
URI: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/46174
ISBN: 85 7282 188 0
Aparece nas coleções:PPGEB - Capítulos de livro

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2005_capliv_acbsouza.pdf3,66 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.