Please use this identifier to cite or link to this item: http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/45907
Type: Capítulo de Livro
Title: Desafios atuais aos educadores
Authors: Ribeiro, Marco Aurélio de Patrício
Keywords: Educação;Filosofia da educação;Modelo de carreira docente;Modelo de ensino
Issue Date: 2010
Publisher: Edições UFC
Citation: RIBEIRO, Marco Aurélio de Patrício. Desafios atuais aos educadores. In: RIBEIRO, Luís Távora Furtado; RIBEIRO, Marco Aurélio de Patrício. Temas educacionais: uma coletânea de artigos. Fortaleza: Edições UFC, 2010. p. 146-153.
Abstract in Brazilian Portuguese: Existem muitas tentativas de democratizar o espaço escolar e principalmente as relações no interior da sala de aula. Isso normalmente fica só na teoria, pois, apesar do empenho de alguns professores, a relação que se estabelece termina sendo a imposição da autoridade. Para que haja uma postura nova e construtiva em relação ao processo educacional, é necessário que o educador tenha clareza da filosofia educacional que norteia seu trabalho. Ensinar é um gesto de amor expresso através dos atos de instruir, transmitir conhecimentos, guiar e orientar. Para que o processo funcione, é necessário que se considere o desejo da autodescoberta do aluno como importante fator para uma aprendizagem significativa. A pessoa humana é capaz de autodigirir-se e tomar decisões. Faz parte desta o potencial natural de aprender. Há uma curiosidade inata que a leva a uma busca constante de novas aprendizagens. Algumas características dos professores podem facilitar a que esta curiosidade seja canalizada em direção à educação formal tornando-a mais efetiva. Para que isso ocorra, é necessário que o professor procure ser autêntico, expressando claramente o que pensa, sente e quer, mostrando- se transparente, com qualidades e limitações. [...]
URI: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/45907
ISBN: 978-85-7282-389-0
Appears in Collections:PPGEB - Capítulos de livro

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
2010_capliv_mapribeiro.pdf4,66 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.