Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/45907
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.author | Ribeiro, Marco Aurélio de Patrício | - |
dc.date.accessioned | 2019-09-19T12:50:45Z | - |
dc.date.available | 2019-09-19T12:50:45Z | - |
dc.date.issued | 2010 | - |
dc.identifier.citation | RIBEIRO, Marco Aurélio de Patrício. Desafios atuais aos educadores. In: RIBEIRO, Luís Távora Furtado; RIBEIRO, Marco Aurélio de Patrício. Temas educacionais: uma coletânea de artigos. Fortaleza: Edições UFC, 2010. p. 146-153. | pt_BR |
dc.identifier.isbn | 978-85-7282-389-0 | - |
dc.identifier.uri | http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/45907 | - |
dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
dc.publisher | Edições UFC | pt_BR |
dc.subject | Educação | pt_BR |
dc.subject | Filosofia da educação | pt_BR |
dc.subject | Modelo de carreira docente | pt_BR |
dc.subject | Modelo de ensino | pt_BR |
dc.title | Desafios atuais aos educadores | pt_BR |
dc.type | Capítulo de Livro | pt_BR |
dc.description.abstract-ptbr | Existem muitas tentativas de democratizar o espaço escolar e principalmente as relações no interior da sala de aula. Isso normalmente fica só na teoria, pois, apesar do empenho de alguns professores, a relação que se estabelece termina sendo a imposição da autoridade. Para que haja uma postura nova e construtiva em relação ao processo educacional, é necessário que o educador tenha clareza da filosofia educacional que norteia seu trabalho. Ensinar é um gesto de amor expresso através dos atos de instruir, transmitir conhecimentos, guiar e orientar. Para que o processo funcione, é necessário que se considere o desejo da autodescoberta do aluno como importante fator para uma aprendizagem significativa. A pessoa humana é capaz de autodigirir-se e tomar decisões. Faz parte desta o potencial natural de aprender. Há uma curiosidade inata que a leva a uma busca constante de novas aprendizagens. Algumas características dos professores podem facilitar a que esta curiosidade seja canalizada em direção à educação formal tornando-a mais efetiva. Para que isso ocorra, é necessário que o professor procure ser autêntico, expressando claramente o que pensa, sente e quer, mostrando- se transparente, com qualidades e limitações. [...] | pt_BR |
Aparece nas coleções: | PPGEB - Capítulos de livro |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
2010_capliv_mapribeiro.pdf | 4,66 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.