Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/45907
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.authorRibeiro, Marco Aurélio de Patrício-
dc.date.accessioned2019-09-19T12:50:45Z-
dc.date.available2019-09-19T12:50:45Z-
dc.date.issued2010-
dc.identifier.citationRIBEIRO, Marco Aurélio de Patrício. Desafios atuais aos educadores. In: RIBEIRO, Luís Távora Furtado; RIBEIRO, Marco Aurélio de Patrício. Temas educacionais: uma coletânea de artigos. Fortaleza: Edições UFC, 2010. p. 146-153.pt_BR
dc.identifier.isbn978-85-7282-389-0-
dc.identifier.urihttp://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/45907-
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.publisherEdições UFCpt_BR
dc.subjectEducaçãopt_BR
dc.subjectFilosofia da educaçãopt_BR
dc.subjectModelo de carreira docentept_BR
dc.subjectModelo de ensinopt_BR
dc.titleDesafios atuais aos educadorespt_BR
dc.typeCapítulo de Livropt_BR
dc.description.abstract-ptbrExistem muitas tentativas de democratizar o espaço escolar e principalmente as relações no interior da sala de aula. Isso normalmente fica só na teoria, pois, apesar do empenho de alguns professores, a relação que se estabelece termina sendo a imposição da autoridade. Para que haja uma postura nova e construtiva em relação ao processo educacional, é necessário que o educador tenha clareza da filosofia educacional que norteia seu trabalho. Ensinar é um gesto de amor expresso através dos atos de instruir, transmitir conhecimentos, guiar e orientar. Para que o processo funcione, é necessário que se considere o desejo da autodescoberta do aluno como importante fator para uma aprendizagem significativa. A pessoa humana é capaz de autodigirir-se e tomar decisões. Faz parte desta o potencial natural de aprender. Há uma curiosidade inata que a leva a uma busca constante de novas aprendizagens. Algumas características dos professores podem facilitar a que esta curiosidade seja canalizada em direção à educação formal tornando-a mais efetiva. Para que isso ocorra, é necessário que o professor procure ser autêntico, expressando claramente o que pensa, sente e quer, mostrando- se transparente, com qualidades e limitações. [...]pt_BR
Aparece nas coleções:PPGEB - Capítulos de livro

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2010_capliv_mapribeiro.pdf4,66 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.