Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/45380
Tipo: Resumo
Título : Escolas estaduais de educação profissional e o protagonismo estudantil
Autor : Souza, Camila Maria Cunha de
Aquino, Jakson Alves de
Palabras clave : Protagonismo estudantil;Juventude;Educação Profissional
Fecha de publicación : 2016
Editorial : Universidade Federal do Ceará
Citación : SOUZA, Camila Maria Cunha de, AQUINO, Jakson Alves de. Escolas estaduais de educação profissional e o protagonismo estudantil. Revista Encontros Universitários da UFC, Fortaleza, v. 1, n. 1, 2016. (Encontro de Pesquisa e Pós-Graduação, 9).
Resumen en portugués brasileño: O trabalho que ora apresento faz parte da pesquisa que desenvolvo para construção da minha dissertação, traz como tema o protagonismo estudantil, busco observá-lo entre os estudantes das Escolas Estaduais de Educação Profissional, tendo como parâmetro de comparação os discentes das escolas regulares. Para isso, a pesquisa se desenvolve nos dois contextos, mas o foco são as EEEPs. Inicio apresentando um breve histórico da educação profissional no Brasil. Essa modalidade de ensino vem sendo utilizada desde o período colonial em diversos contextos. Apresento também um rápido levantamento bibliográfico sobre juventude e protagonismo. Esses dois conceitos são norteadores de toda a pesquisa. A metodologia que utilizarei na dissertação será qualitativa e quantitativa. Neste texto, apresento a parte qualitativa: as observações, entrevistas e grupos focais realizados na escola onde desenvolvi a primeira parte da pesquisa. O questionário que irei aplicar para construir meu banco de dados está pronto e será aplicado em breve com o objetivo de medir o índice de protagonismo entre os estudantes das Escolas Estaduais de Educação Profissional e descobrir o que leva os estudantes a serem ou não protagonistas. Os resultados parciais indicam que há relação entre o índice de protagonismo e a política de educação profissional implementada pelo Governo do Estado, essa é a hipótese que será testada na fase quantitativa da pesquisa.
URI : http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/45380
Derechos de acceso: Acesso Aberto
Aparece en las colecciones: EPPG - Resumo de trabalhos apresentados em eventos

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción Tamaño Formato  
2016_resumo_eve_cmcsouza.pdf48,11 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Los ítems de DSpace están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.